A internet é a nova rua

A internet é a nova rua 03.04.2020

O esforço conjugado das autoridades, docentes e alunos para manter um sistema de aprendizagem com as escolas encerradas, tem chocado com a ausência de acesso a computadores e a redes de qualidade. A opinião é de Carlos Zorrinho e foi manifestada no jornal ECO em artigo publicado online.

 

 

Os populismos e o vírus

Os populismos e o vírus 02.04.2020

A estigmatização dos idosos é o “mais temível monstro político que os populistas podem conceber e contra o qual o mundo terá de se vacinar rapidamente”, escreve Carlos Zorrinho num artigo de opinião publicado no jornal I. A história passada e recente do populismo “mostra que os seus arautos não desistem facilmente e, mesmo quando obrigados a recuos táticos, voltam em horda ao campo de batalha na primeira oportunidade ou brecha que encontram”, prossegue o deputado.

 

 

COVID-19: medir o impacto na vida das mulheres

COVID-19: medir o impacto na vida das mulheres 01.04.2020

As estatísticas desagregadas por sexo, em todas as áreas de estudo e de análise, são importantes porque permitem uma interpretação detalhada de determinada realidade defendem as deputadas Maria Manuel Leitão Marques e Lina Gálvez Muñoz num artigo de opinião publicado no jornal online Observador.   “Os dados são também hoje essenciais para conhecer a realidade e ajudar na luta contra pandemias como a COVID-19.

 

 

Unidos para derrotar a pandemia

Unidos para derrotar a pandemia 26.03.2020

A pandemia transformará a Europa e “demorará a passar”, sendo necessário “uma resposta europeia, para que os países e os cidadãos não tenham que escolher entre sofrer do mal ou da cura”, alertou Pedro Marques durante a intervenção no debate parlamentar sobre o coronavírus que teve lugar na sessão plenária extraordinária em Bruxelas.   “Investir nos sistemas de investigação, de saúde e proteção é prioridade absoluta, custe o que custar”, mas “apoiar a manutenção de empregos é correto” e “assegurar que há uma economia e cadeias logísticas e de transporte que possam funcionar no fim da crise é crucial”.

 

 

Um plano de ação para salvar vidas e relançar a Europa

Um plano de ação para salvar vidas e relançar a Europa 26.03.2020

“É preciso agir já”, afirmam a Presidente do Grupo dos Socialistas e Democratas (S&D) no Parlamento Europeu, Iratxe Garcia Perez e o Presidente da Delegação Socialista Portuguesa, Carlos Zorrinho, num artigo de opinião no jornal Público. Os deputados dizem ser necessário “salvar vidas e relançar a Europa”, sendo “fundamental unir os europeus, em nome duma resposta sólida à pandemia e da confiança num futuro melhor”.