A lição de Portugal e Espanha na UE, com Eider Gardiazabal

A lição de Portugal e Espanha na UE, com Eider Gardiazabal 30.04.2021

Esta semana no podcast #EsefalássemosdaEuropa? aborda-se as relações entre Portugal e Espanha e o valor que os dois países têm trazido à União Europeia com as suas línguas, mas também com as suas relações privilegiadas com África e América Latina, contribuindo para o reforço da dimensão geoestratégica da Europa. Fala-se ainda das oportunidades do Plano de Recuperação e Resiliência e do que trará a Conferência sobre o Futuro da Europa.

 

 

Programa Europa Digital com envelope financeiro reduzido

Programa Europa Digital com envelope financeiro reduzido 29.04.2021

O programa europeu das áreas de desenvolvimento científico e tecnológico “viu o seu envelope financeiro final reduzido”, lamentou Carlos Zorrinho, relator sombra dos Socialistas e Democratas (S&D), ao intervir na sessão plenária de Bruxelas. Porém, dado “o facto de o Parlamento ter conseguido reforçar o modelo de concretização através de investimentos descentralizados e em rede, com uma governação flexível, potencia a articulação do programa com os programas nacionais de recuperação e resiliência, que deverão destinar 20% do seu investimento à transição digital, tornando assim mais robusta a aposta digital nos diversos patamares em que terá de ser feita, contribuindo para a inclusão digital e a coesão territorial.” Os investimentos do Programa Europa Digital destinam-se a apoiar a computação de alta performance, o desenvolvimento da inteligência artificial, a cibersegurança, a transformação digital das administrações públicas e a interoperabilidade e as competências digitais avançadas.

 

 

Certificado COVID é aposta necessária para acelerar a recuperação económica

Certificado COVID é aposta necessária para acelerar a recuperação económica 28.04.2021

Sara Cerdas considera o certificado COVID “uma aposta necessária para acelerar a recuperação económica, a liberdade de circulação, aliada ao controlo da pandemia”, mas a União Europeia deve ter “cautela” neste passo. Ao intervir na sessão plenária de Bruxelas a deputada sublinhou que “não podemos ter um certificado que crie desigualdades ou discriminação para os cidadãos, nem que exponha os seus dados ou que aumente a burocracia.” Pelo contrário, “temos uma oportunidade para a União Europeia mostrar que consegue ter uma resposta coordenada e adequada, que facilita e proteja a vida dos cidadãos.” O certificado, sustentou Sara Cerdas “é uma medida que deverá facilitar a livre circulação de cidadãos, através do mútuo reconhecimento da vacina, do teste negativo ou da recuperação da infeção, e assim complementar as medidas de controlo da infeção já implementadas.” Os deputados pretendem que o certificado COVID seja adotado pelos Estados-membros até ao verão e querem iniciar rapidamente conversações.

 

 

18 milhões de crianças em risco de pobreza na Europa

18 milhões de crianças em risco de pobreza na Europa 28.04.2021

Manuel Pizarro afirmou ser “difícil compreender” que a União Europeia aceite conviver com a “dura realidade” de 18 milhões de crianças em risco de pobreza. “Esta situação corrói os fundamentos da União”, disse o deputado durante o debate parlamentar em Bruxelas durante o debate sobre a Garantia para a Infância.   A proposta “contém aspetos positivos, mas é ao mesmo tempo dececionante porque não é vinculativa, ao contrário, por exemplo, dos 5% do Fundo Social Europeu que terão de ser canalizados para programas de combate à pobreza infantil nos Estados-membros mais afetados.” Manuel Pizarro sublinhou a falta de dados “credíveis e rigorosos” sobre os números da pobreza infantil na maioria dos Estados-membros.

 

 

Garantir a segurança dos consumidores

Garantir a segurança dos consumidores 27.04.2021

Novas regras de fiscalização, uso de novas tecnologias e autoridades devidamente preparadas para garantir a segurança dos consumidores. Propostas apresentadas por Maria Manuel Leitão Marques durante o debate parlamentar, na sessão plenária de Bruxelas, sobre o mercado interno da União Europeia.