Uma nova geração de políticas de coesão para o Pacto Ecológico Europeu

Uma nova geração de políticas de coesão para o Pacto Ecológico Europeu 23.05.2020

As políticas de coesão têm “contribuído para o combate às alterações climáticas. Mas têm de contribuir mais.

 

 

Orçamento forte e compromisso sério

Orçamento forte e compromisso sério 22.05.2020

Só “um orçamento europeu forte e um compromisso sério de todos os Estados-membros serão decisivos para o sucesso do Pacto Ecológico”, disse Isabel Estrada Carvalhais durante um encontro com alunos da Escola Secundária de Caldas das Taipas, em Guimarães.   A deputada entende ser necessário “assumir metas que contrariem as alterações climáticas”, dotando os estados e as sociedades dos recursos financeiros, humanos, técnicos e científicos que tornem essas metas exequíveis. “A única forma de o Pacto Ecológico Europeu ser respeitado é exigir que o acesso dos apoios aos Estados-membros a determinados fundos fique condicionado ao respeito pelas normas e metas estabelecidas”, detalhou.    “Transição energética com princípios solidários” foi outro tema abordado por Isabel Estrada Carvalhais porque deve ser proporcionado “a todos a oportunidade de acompanhar essa mudança”. 

 

 

Uma app que devia ser europeia

Uma app que devia ser europeia 22.05.2020

Cada país está a desenvolver as suas apps para facilitar o desconfinamento, o turismo, a liberdade de circulação de pessoas dentro da União Europeia e ajudar a convivência social “e por isso é indispensável que elas sejam interoperáveis quando uma app europeia dispensaria esses problemas técnicos, mas nenhuma está a ser desenvolvida”, afirma Maria Manuel Leitão Marques num artigo de opinião publicado no Observador. Durante a discussão sobre o tema, o Comissário Didier Reynders, responsável pela justiça e a defesa dos consumidores, referiu que “teria sido melhor desenvolver uma única app europeia, mas que isso atrasaria muito o processo.

 

 

Industrialização verde

Industrialização verde 21.05.2020

Carlos Zorrinho defende que “ou mudamos ou perdemos o comboio da nova economia com consciência social e ambiental que tem de emergir das ruínas da devastação pandémica”. A opinião é expressa num artigo publicado no jornal I.

 

 

Isabel Santos preocupada com situação de menores não acompanhados na Grécia

Isabel Santos preocupada com situação de menores não acompanhados na Grécia 21.05.2020

Perceber de que forma serão encaminhados e recolocados os menores não acompanhados que vivem nos campos de refugiados na Grécia e como será garantida a salvaguarda do seu interesse é uma preocupação de Isabel Santos. A deputada questionou a diretora do Gabinete Europeu de Apoio ao Asilo durante a reunião da Comissão de Liberdades Cívicas do Parlamento Europeu.