20 de maio de 2022
 

Esta semana recebi uma delegação de cientistas e diretores da Organização Mundial de Saúde na UE, que trabalham as doenças não transmissíveis e o cancro. Nesta reunião tive a oportunidade de discutir as atuais iniciativas da UE e da OMS, identificar áreas de interesse comum e potenciais sinergias, bem como explorar formas de aprofundar a cooperação para unir esforços a fim de alcançar melhor saúde e bem estar para todos.

Sara Cerdas

Twitter Facebook

A Comissão Europeia lançou o Plano REpowerEU, cujos objetivos consistem em transformar o sistema energético europeu, tornando a União Europeia progressivamente independente dos combustíveis fósseis provenientes da Rússia e cumprir as metas de descarbonização definidas no pacote FIT for 55. O plano concretiza as prioridades de ação definidas na comunicação REpowerEU, designadamente a aposta na eficiência energética, na diversificação de abastecimentos, nas interconexões e nas energias renováveis, com particular ênfase na energia solar, no hidrogénio verde e no biometano.

Carlos Zorrinho

Twitter Facebook

O grupo S&D apelou mais uma vez à abertura de negociações com a Albânia e a Macedónia do Norte tendo em vista o seu processo de adesão à União Europeia. Este apelo surge na sequência da aprovação esta semana do meu relatório sobre a Albânia e do relatório sobre a Macedónia do Norte, onde ficou claro que ambos os países já cumpriram todas as condições para avançar no seu caminho de adesão. Muito há ainda a fazer, por ambos os países, para que este processo possa ser concluído mas não podemos desiludir as populações que têm feito imensos esforços na sua caminhada para a adesão europeia. Especialmente num momento em que a situação geopolítica ameaça desestabilizar toda a Europa e em especial a região dos Balcãs.

Isabel Santos

Twitter Facebook

A ferrovia é essencial para o futuro

Antes de vir para Bruxelas, a convite da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, tive oportunidade de participar na abertura do Portugal Railway Summit. A ferrovia é essencial para o futuro de Portugal e temos que nos unir para superar o atraso provocado por décadas de abandono e desinvestimento. Estamos nesta matéria perfeitamente alinhados com o pensamento europeu e com o pacto ecológico.

Proteger o ambiente também passa pelo comboio. É por isso que importa continuar a aposta na ferrovia. Acredito que esta forma de transporte, de pessoas e mercadorias, contribui de forma muito expressiva para diminuir a nossa pegada carbónica e, ao criar ligações cómodas e rápidas entre as várias regiões do país, contribui também para diminuir o abandono do interior tornando muitas regiões mais apetecíveis para se poder residir e trabalhar e também para receber novos tipos de turismo.

Manuel Pizarro

Twitter Facebook

"We need to combat violence against LGBTIQ+ people and uphold their human rights."

António Guterres, Secretário-Geral da ONU

 

Na semana em que se assinala o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e a Bifobia, destaco a afirmação do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, que nos lembra a importância de continuar a luta pelos direitos fundamentais das pessoas LGBTIQ+, como o direito à integridade física e mental, à liberdade de expressão e à diferença. Apesar dos enormes avanços alcançados e conquistas feitas em prol da dignidade cidadã das pessoas LGBTIQ+, há ainda muito a fazer por uma sociedade mais inclusiva e capaz de derrubar as barreiras do preconceito e da violência. Todos diferentes. Todos iguais. Uma só humanidade.

Isabel Estrada Carvalhais

Twitter Facebook

A banda ucraniana Kalush Orchestra venceu o Festival Eurovisão da Canção. A votação massiva do público dos 40 países que compõem a Eurovisão garantiu a vitória da Ucrânia. Foi, evidentemente, uma tomada de posição popular de solidariedade com a Ucrânia a que, simbolicamente, me junto.

Pedro Marques

Twitter Facebook

Na Comissão do Mercado Interno e da Proteção dos Consumidores, ouvimos Frances Haugen, antiga funcionária do Facebook e denunciante das políticas desta empresa, no que concerne à segurança e bem-estar das pessoas. Considera Haugen que a diminuição da opacidade deste setor e dos seus mecanismos prevista no Digital Services Act é crucial e que "a União Europeia está a mostrar o caminho a seguir e é importante que aumente a colaboração com os EUA na regulação do mercado digital".

Maria Manuel Leitão Marques

 

 

Twitter Facebook

Uma Breve História da Igualdade, Thomas Piketty, Temas e Debates

O novo livro do conhecido economista francês, Thomas Piketty, convida-nos a uma importante reflexão sobre a luta contra as desigualdades, com especial enfâse no papel determinante que o Estado-social e os mecanismos de redistribuição desempenham, desde o início do século XX, na promoção da igualdade e construção de sociedades mais justas. No entanto, os sinais atuais são claros: é preciso fazer mais. Como sempre, Piketty apresenta um conjunto relevante de ideias e medidas que poderão ajudar os decisores políticos a tomar medidas ambiciosas que sejam capazes de responder às preocupações das nossas sociedades.

Pedro Silva Pereira

Twitter Facebook

Se no conseguir visualizar correctamente este email clique aqui

Para mais informaes consulte a pgina dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu: http://www.pseuropa.pt/web/
Para remover o seu email desta mailling list por favor clique aqui