05 de novembro de 2021
 

Esta semana integrei, na qualidade de vice-presidente da Comissão Especial de Combate ao Cancro (BECA), uma delegação em Genebra e Lyon. Visitamos a sede da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a sede da IARC, a agência especializada em cancro da OMS, bem como outros institutos de renome. Uma oportunidade única de conhecer no terreno o trabalho que é desenvolvido e identificar as principais dificuldades destas instituições, com vista a complementar o Plano Europeu de Combate ao Cancro.

Sara Cerdas

Twitter Facebook

No âmbito da cooperação entre a União Europeia e Moçambique e da ação do Serviço Europeu de Ação Externa foi esta semana lançada em Maputo a missão de treino e equipamento das forças armadas moçambicanas (EUTM) para atuarem em Cabo Delgado. Uma Delegação da Assembleia Parlamentar Paritária ACP/UE, a que presidi, esteve presente no evento.

Carlos Zorrinho

Twitter Facebook

Durante a visita da Comissão LIBE à Grécia, o seu presidente e meu colega socialista López Aguilar, recordou as posições que o grupo dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu tem defendido relativamente à gestão das fronteiras externas daquele país. É fundamental garantir a aplicação do direito de asilo nas nossas fronteiras e têm de ser implementados mecanismos de monitorização que impeçam as expulsões e os push-backs. Esta deve ser uma condição para que os governos possam ter acesso aos fundos da UE para ajuda em matéria migratória.

Isabel Santos

Twitter Facebook

Aprender com os erros

A história da minoria Roma na Europa é uma história traumática, feita de genocídio, perseguição, segregação, racismo e mal-entendidos. Os Roma continuam a assombrar a consciência europeia e a sua integração coloca, ainda e sempre, enormes desafios. A Eslováquia é um dos países da UE onde a pobreza estrutural e inter-geracional desta minoria é mais grave, com cerca de 400 mil pessoas a viverem em acampamentos onde a miséria, a insalubridade e a escassez de serviços básicos ainda é a regra.

Embora a Eslováquia beneficie de avultadas verbas europeias para melhorar as condições de vida dos Roma, estas não só não melhoraram como até se agravaram nos últimos anos. O meu interesse pelo caso - de natureza humanística e não só - levou-me a integrar uma delegação da Comissão de Emprego e Assuntos Sociais enviada à Eslováquia, de 3 a 5 de Novembro, com o intuito de avaliar, no terreno, o acesso dos Roma ao mercado de trabalho e o uso dos fundos europeus destinados à sua integração. Nesta história, há que aprender com os erros, para evitá-los, e replicar os exemplos meritórios - pois também os há.

Manuel Pizarro

Twitter Facebook

Either we stop it — or it stops us. It’s time to say: enough. ... Enough of treating nature like a toilet. Enough of burning and drilling and mining our way deeper. We are digging our own graves."

António Guterres, Secretário-geral das Nações Unidas

O mundo não está no caminho certo para limitar o aquecimento global aos 1.5 ºC que a COP26 ambiciona. Infelizmente, já os objetivos anunciados no Tratado de Paris seriam insuficientes ao ponto de resultarem num aquecimento acima de 3ºC em 2100, comparado aos níveis pré-industriais. Aos líderes na COP26 exige-se consciência científica da nossa finitude humana: não há futuro sem proteção climática. Não é apenas sobre salvar o planeta, é também sobre salvarmo-nos.

Isabel Estrada Carvalhais

Twitter Facebook

Está a decorrer a COP26, Conferência do Clima sobre Alterações Climáticas. Em Glasgow, estão reunidas 50 mil pessoas, 120 das quais Chefes de Estado, para discutir o que fazer e como fazer para salvar o Mundo das consequências das alterações climáticas. Limito-me a citar António Guterres, Secretário-geral das Nações Unidas: "é tempo de dizer basta. Escolham a ambição, escolham a solidariedade, escolham salvaguardar o futuro da Humanidade.”

Pedro Marques

Twitter Facebook

Na COP 26, em Glasgow, António Guterres enfatizou a necessidade de proteger os mais vulneráveis dos perigos das alterações climáticas, lembrando que na última década 4 mil milhões de pessoas sofreram com desastres relacionados com o clima. Esta semana o meu destaque vai para o discurso de António Guterres neste importante momento para a humanidade em que temos de "parar de tratar a natureza como uma casa de banho."

Maria Manuel Leitão Marques

Twitter Facebook

Os mais recentes dados do INE relativos ao bom desempenho da economia e aos dados do desemprego, que registou a taxa mais baixa dos últimos 20 anos, são a prova de que as medidas do governo de resposta à crise funcionaram e foram essenciais para apoiar as famílias e as empresas. Num momento em que a economia dá claros sinais de recuperação, a oposição resolveu, lamentavelmente, abrir uma crise política e um período de instabilidade que pode colocar em causa todos os esforços feitos.

Pedro Silva Pereira

Twitter Facebook

Se não conseguir visualizar correctamente este email clique aqui

Para mais informações consulte a página dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu: http://www.pseuropa.pt/web/
Para remover o seu email desta mailling list por favor clique aqui