24 de setembro de 2021
 

O Parlamento Europeu aprovou, por uma esmagadora maioria, o meu relatório de iniciativa que reclama uma revisão legislativa no setor europeu das pescas. O objetivo é dignificar a profissão de pescador, melhorar as condições de trabalho e atrair novas gerações. Há que combater os preconceitos de que os pescadores são predadores interessados apenas em explorar os recursos sem pensar no futuro. Até porque os pescadores são e serão cada vez mais, na verdade, os nossos Guardiões do Mar.

Manuel Pizarro

Twitter Facebook

Um futuro verde tem de ser também um futuro digital. O Programa Erasmus+ quer acompanhar a transição ecológica e digital ambicionada pelo Plano de Ação para a Educação Digital. Nesse sentido, a Comissão Europeia anunciou esta semana o lançamento da aplicação móvel Erasmus+ para o novo Cartão Europeu de Estudante. No presente ano letivo, o novo cartão digital, válido em toda a UE, poderá já ser usado por mais de 600 mil estudantes do ensino superior que se espera venham a concretizar um período de estudos ao abrigo do Erasmus+. 

Isabel Estrada Carvalhais

Twitter Facebook

"A solidariedade não é facultativa." Sempre sábio, Jorge Sampaio, na sua última intervenção pública, usou esta expressão quando apresentou um programa de emergência de bolsas de estudos para jovens afegãs. Socorro-me desta frase, cheia de significado, para ilustrar a posição do S&D sobre o Afeganistão. Aprovada pelo PE, esta resolução é clara. Há mulheres em risco, perseguidas. Há desalojados, deslocados, refugiados. Há uma catástrofe humanitária em curso no Afeganistão. São necessários corredores seguros para os que fogem. Uma política humanitária que responda a estes fenómenos migratórios. Uma UE que não esqueça a responsabilidade moral de receber e integrar refugiados, em total respeito pela Convenção de Genebra.

Pedro Marques

Twitter Facebook

Plataformas Digitais vs Direitos dos Trabalhadores

Em 2019, as plataformas digitais, como a Uber, geraram cerca de 52 mil milhões de dólares. Na Europa, estima-se que 6 milhões de pessoas recebam metade do seu salário através destas plataformas. Apesar disto, a grande maioria destes trabalhadores não tem acesso a direitos básicos, como férias pagas e um salário mínimo. Isto acontece porque estas plataformas os consideram como trabalhadores independentes, apesar de muitos deles estarem completamente dependentes destas plataformas para trabalhar.

Na semana passada, a mensagem do Parlamento Europeu e do grupo S&D foi clara: estes trabalhadores têm que ser considerados como empregados destas empresas. Se as empresas discordarem, devem ser elas que têm que provar que os seus empregados são, de facto, trabalhadores independentes, e não os trabalhadores que têm que provar que não o são, como acontece atualmente.

Maria Manuel Leitão Marques

Twitter Facebook

A maioria do mundo mais rico foi vacinada. 90% dos africanos ainda esperam pela primeira dose. Esta é uma acusação moral ao estado de nosso mundo." 

António Guterres, Secretário-Geral da ONU

Foi com estas palavras que António Guterres, se dirigiu à Assembleia Geral das Nações Unidas chamando a atenção para a profunda desigualdade na distribuição e acesso a vacinas contra a COVID-19. A sua intervenção relembra-nos que o esforço na luta contra a pandemia passa necessariamente por um reforço da cooperação multilateral e por mais solidariedade. Importa referir que a UE é hoje o maior doador da COVAX, o sistema internacional para a distribuição de vacinas aos países em desenvolvimento. Recentemente, a Comissão Europeia anunciou mesmo a entrega de mais 200 milhões de vacinas aos países mais pobres.

Pedro Silva Pereira

Twitter Facebook

Poderia ter sido mais uma foto de mais um discurso nas Nações Unidas. Mas não foi. O Secretário Geral da ONU aproveitou a 76.ª Assembleia Geral da ONU para deixar um apelo dramático aos mais de 100 chefes de Estado e de governo presentes. “Em vez do caminho da solidariedade, estamos num caminho sem fim para a destruição”, afirmou António Guterres lembrando as ameaças à paz, as alterações climáticas, o fosso entre ricos e pobres, a desigualdade de género e a falta de solidariedade entre os países. E mais uma vez pediu mais cooperação.

Margarida Marques

Twitter Facebook

Assinalámos esta semana, o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Com o objetivo de aumentar a conscientização sobre uma doença que afeta milhões em todo o mundo, muitas vezes de forma silenciosa, convido-vos a ver, neste vídeo, alguns factos. É hora de priorizar esta doença com políticas que potenciem novas terapias, bem como apostar na formação dos profissionais de saúde e em literacia em saúde para toda a população, com vista a identificar melhor os sintomas nas fases iniciais.

Sara Cerdas

Twitter Facebook

Memórias, Francisco Pinto Balsemão, Porto Editora

Desde os tempos da ala liberal até aos dias de hoje, as memórias de Pinto Balsemão são uma aguarela viva da consolidação da democracia em Portugal, vista por dentro e sem contemplações. Num tempo em que temos visto partir tantos dos esteios da nossa democracia e em que as "biografias de Abril" vão ganhando peso no cenário editorial, este é um documento incontornável para compreender melhor os sucessos e os atavismos da nossa história contemporânea.

Carlos Zorrinho

Twitter Facebook

Se não conseguir visualizar correctamente este email clique aqui

Para mais informações consulte a página dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu: http://www.pseuropa.pt/web/
Para remover o seu email desta mailling list por favor clique aqui