03 de setembro de 2021
 

Nesta semana de comissões parlamentares, destaco a discussão na Comissão de Transportes e Turismo (TRAN) sobre o “Fit for 55” - o pacote legislativo que visa cumprir a meta da UE de redução das emissões de gases com efeito de estufa em pelo menos 55% até 2030 - em particular sobre o processo de descarbonização do setor dos transportes. Uma boa transição deve assegurar acessibilidade aos meios de transporte e maior coesão territorial em todas as regiões, em especial nas RUP.

Sara Cerdas

Twitter Facebook

A Comissão Europeia pela voz da sua Presidente Ursula von der Leyen, comprometeu-se a quadruplicar a ajuda humanitária ao Afeganistão, disponibilizando 200 milhões de euros para fazer face a necessidades urgentes no país e nos países vizinhos. Um fundo de mil milhões de euros será também disponibilizado para o desenvolvimento do Afeganistão nos próximos sete anos, mas apenas será acionado se o novo governo respeitar os valores fundamentais, em particular os direitos humanos e em especial os direitos das mulheres.

Carlos Zorrinho

Twitter Facebook

Eu e o deputado Pedro Marques participaremos numa missão do Grupo S&D ao Líbano. Juntamente com um pequeno grupo de colegas ligados às questões de política externa iremos reunir com responsáveis políticos, ONG e visitar um campo de refugiados e o local da explosão do ano passado no Porto de Beirute. Seremos portadores de uma mensagem de apoio à população libanesa e do desejo da União Europeia de continuar a contribuir para a recuperação do país, reforçando a importância da estabilização política e da aplicação de reformas para que essa ajuda possa prosseguir.

Isabel Santos

Twitter Facebook

Portugal lidera vacinação anti-Covid 19

Portugal lidera a vacinação anti-Covid 19 na União Europeia, tendo 67% da população vacinada e mais de 14% já com a primeira dose, comparando com uma média europeia de 57% com a vacinação completa e mais 7% já com a primeira dose. Acresce que, em Portugal, a geração que muitos insistem em desvalorizar, os jovens entre os 12 e os 17 anos, está a aderir em massa ao programa de vacinação dando uma lição de civismo e confiança na ciência, tendo sido vacinados, só no passado fim de semana, mais de 87 mil jovens desta faixa etária.

Estamos assim a liderar para que a União Europeia cumpra o anunciado: 70% da população vacinada até ao fim do verão. Importa continuar a desenvolver esforços para que a vacinação não deixe de fora nenhum país, em nenhum continente. Também nessa matéria Portugal e a União Europeia têm sido capazes de marcar pela diferença através do mecanismo COVAX de distribuição de vacinas por países terceiros. Isto confirma tudo o que disse desde o início deste processo: a avaliação faz-se no fim, mas isso não impediu a Comissão Europeia de elogiar a forma como Portugal conduz este processo. É já tempo de concluir que passámos com distinção.

Manuel Pizarro

Twitter Facebook

"Quem foi capaz/ de erguer/ o mundo/ a tal ponto que o vento/ por ele passasse."

Hilde Domin, Escritora

Numa breve visita ao Jardim dos Cidadãos reencontro esta frase ... na verdade estes 5 versos do poema "Aqui" de Hilde Domin, poetisa e ensaísta alemã de origem judaica. Leio-os no seu jeito de pergunta que o não é; reconheço-lhes o espírito de exílio tão presente na obra de Hilde, e penso nos milhões de refugiados que andam pelo mundo como um vento sem descanso. Ontem sírios, hoje afegãos. Rostos de Humanidade esquecida, perante a qual já não temos o direito de apenas repetir perplexidade e compaixão inconsequente. A História da própria Europa exige-nos mais e melhor.

Isabel Estrada Carvalhais

Twitter Facebook

A expressão é conhecida: por vezes, uma imagem vale mais que mil palavras. O Departamento de Defesa dos Estados Unidos, divulgou esta foto do Major General Chris Donahue, apresentando-o como o último soldado norte-americano a abandonar o Afeganistão. Lá, o caos e a tragédia continuam. Cá, na União Europeia, há sinais preocupantes de falta de solidariedade com os refugiados. A UE tem de ser uma União de valores e a solidariedade tem de estar entre os primeiros.

Pedro Marques

Twitter Facebook

Perceber o que se passa na América Latina exige conhecer a sua história, a sua literatura, a sua música misturada de influências várias. Para o Brasil, este percurso pela vida de Chico Buarque de Hollanda é sem dúvida uma boa contribuição.

Maria Manuel Leitão Marques

Twitter Facebook

Pelo Socialismo, Thomas Pikety, Temas e Debates

Acaba de ser publicado em português, uma interessante coletânea de artigos de um dos mais estimulantes economistas e pensadores da atualidade. Conhecido sobretudo pelos seus estudos sobre as desigualdades e a evolução do capitalismo, Piketty assume um contributo científico e cívico para os grandes debates do nosso tempo, não apenas sobre as orientações da política económica, mas também sobre temas como a construção europeia e o aprofundamento da democracia. E defende, com todas as letras, o Socialismo. Vale a pena ler.

Pedro Silva Pereira

Twitter Facebook

Se não conseguir visualizar correctamente este email clique aqui

Para mais informações consulte a página dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu: http://www.pseuropa.pt/web/
Para remover o seu email desta mailling list por favor clique aqui