02 de julho de 2021
 

O “Generation Equality Forum” é uma plataforma global pela igualdade de género, convocado pela ONU e co-presidido pela França e pelo México, numa estreita parceria com a sociedade civil. Decorreu esta semana em Paris e foram muitos os temas que discutimos. Mas faltou presença humana, sentir o empenho de tantas e de alguns, faltou a conversa de café e aqueles contactos de que nem estávamos à espera. Para o ano esperamos recuperar destas ausências.

Maria Manuel Leitão Marques

Twitter Facebook

A Comissão Europeia concedeu através do REACT-EU, um programa que está sob alçada da Comissária Elisa Ferreira, um total de 1500 milhões de euros a Portugal que serão destinados a apoiar o sistema de saúde e a capacidade de testagem das escolas, proporcionar capital às PME mais afetadas, reforçar a formação profissional e aumentar os recursos humanos nas escolas. É mais um bom exemplo da solidariedade europeia.

Pedro Silva Pereira

Twitter Facebook

O S&D quer o Parlamento Europeu mais envolvido no movimento da Nova Bauhaus Europeia. Pretende garantir o seu carácter social, inclusivo e interdisciplinar. Apela para que os processos criativos e de sustentabilidade não esqueçam a dimensão ambiental e digital. O Nova Bauhaus quer renovar 35 milhões de edifícios na Europa; é  uma prioridade do movimento que quer ver a arquitetura e as cidades como sinónimos de qualidade de vida dos cidadãos e de neutralidade climática. Vai mobilizar, autarquias, mas também universidades, empresas mais uma vez numa perspetiva multidisciplinar.

Margarida Marques

Twitter Facebook

Dois anos volvidos com o desafio acrescido do trabalho híbrido, pandémico

Este último ano foi totalmente atípico na história dos 70 anos deste grande projeto europeu. Não fomos a Estrasburgo para as sessões plenárias, confinando o trabalho ao ecrã do computador e às sessões magnas a Bruxelas. Neste último ano, o Parlamento Europeu ultrapassou grandes desafios e mostrou estar à altura do seu papel enquanto legítimo representante dos 450 milhões de cidadãos europeus.

Conseguimos desbloquear e alcançar um acordo para o novo orçamento comunitário de 2021 a 2027 que responda aos desafios da transição climática, digital, acoplada a uma transição justa; negociamos a bazuca europeia, o folgo financeiro que permitirá enfrentar esta grave crise económica e social com mais e melhores ferramentas do que comparativamente a outrora; aprovamos os programas acoplados ao orçamento comunitário e torná-mo-los mais robustos, à altura dos desafios atuais; entre muitas outras iniciativas e programas que ultrapassam o limite máximo de caracteres permitidos nesta página, mas que no seu todo fazem com que o nosso modo de estar e viver seja com segurança, qualidade, paz e justiça.

Sara Cerdas

Twitter Facebook

"Hoje conseguimos fechar a PAC mais ambiciosa de sempre."

Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura

A Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia enfrentou e resolveu dossiers de elevada dificuldade durante o seu exercício. O acordo alcançado sobre a Política Agrícola Comum, a segunda mais importante política comunitária pelo seu impacto e pelo volume de recursos que lhe são alocados, fecha com chave de ouro a nossa quarta Presidência. O sector viu assim reunirem-se as condições para se modernizar, inovar e contribuir de forma determinante para uma Europa mais resiliente, mais verde, mais digital, mais inclusiva e também mais relevante no plano global.

Carlos Zorrinho

Twitter Facebook

Terminou a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia. Seis meses cheios de bons exemplos do trabalho realizado e que nos devem deixar orgulhosos. Por coincidência, entra em vigor, também esta semana, uma das medidas mais emblemáticas aprovadas durante este período, o Certificado Digital Covid19. O tempo recorde em que se conseguiu criar e implementar esta ferramenta, foi uma das marcas do sucesso desta presidência. Mais uma medida que ficará para sempre ligada ao nosso país.

Isabel Santos

Twitter Facebook

Relevo este vídeo, que elenca de forma clara e sucinta os principais resultados dos seis meses da Presidência Portuguesa da UE: o Compromisso Social do Porto, redescoberta de um caminho - o do progresso social - do qual a UE andava extraviada; a Lei Europeia do Clima, que coloca a Europa na vanguarda do combate às alterações climáticas; a aprovação dos Planos Nacionais de Recuperação e Resiliência; a estratégia comum de combate à pandemia; a reunião de alto nível UE-Índia, que relançou a cooperação entre as duas maiores democracias do mundo.

Manuel Pizarro

Twitter Facebook

O Infinito num Junco, Irene Vallejo, Ed. Bertrand

Para quem ama os livros, a escritora espanhola Irene Vallejo propõe uma fascinante viagem em que a história do livro, enquanto objetivo físico encarnado em sucessivos materiais e por múltiplas técnicas, corre paralela à evocação de narrativas e nomes do passado cujas ações e ideias se cruzam com a vida conturbada dos livros. Feita ora de glória, ora de perseguição, a vida dos livros é marcada tanto pela centelha que inova e liberta, como pelo fogo destrutivo do obscurantismo e da censura.

Isabel Estrada Carvalhais

Twitter Facebook

 

Os deputados socialistas portugueses no Parlamento Europeu cumprem hoje dois anos de mandato. De 2 a 11 de julho conheça os bastidores do dia a dia de cada deputado e os seus contributos para uma Europa Progressista. Acompanhe nas nossas redes sociais.

Para aceder ao Facebook clique aqui

Para aceder ao Twitter clique aqui

Twitter Facebook

Se não conseguir visualizar correctamente este email clique aqui

Para mais informações consulte a página dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu: http://www.pseuropa.pt/web/
Para remover o seu email desta mailling list por favor clique aqui