11 de junho de 2021
 

Semana marcada pela sessão plenária, a primeira a decorrer em Estrasburgo depois de 15 meses. Gostaria de destacar o debate e aprovação da posição do Parlamento sobre a Estratégia da Biodiversidade da União Europeia para 2030. A recuperação e proteção da biodiversidade são fundamentais para o ambiente, para a economia e para a sociedade. Com espécies e habitats saudáveis garantimos resiliência do ambiente e combatemos as alterações climáticas.

Manuel Pizarro

Twitter Facebook

A Comissão Europeia propôs um orçamento para 2022 de 167,8 mil milhões de euros, que, reforçado pelo Next Generation EU em 143,5 mil milhões de euros em subvenções, pretende estimular a criação de emprego e apoiar na transição ecológica e digital. A recuperação económica e social da Europa no pós-pandemia não é apenas uma questão de resposta à atual crise, mas sobretudo de criação do caminho que tornará a Europa mais resiliente, mais sustentável, mais preparada para os desafios do futuro.

Isabel Estrada Carvalhais

Twitter Facebook

O deputado Juan Fernando López Aguilar, presidente da Comissão das Liberdades Civis, Justiça e Assuntos Internos, disse, com propriedade, que em apenas dois meses o Parlamento Europeu fez a diferença, "protegendo os direitos dos cidadãos, defendendo o livre movimento e privacidade, proporcionando segurança jurídica e prevenindo a discriminação. O objetivo é restaurar um Schengen totalmente funcional, um ativo valioso que foi perdido durante a crise de Covid.

Pedro Marques

Twitter Facebook

A cibersegurança no espaço europeu

Nos últimos meses, sofremos ataques cibernéticos que puseram em causa os registos do sistema de saúde irlandês, os sistemas informáticos de uma seguradora francesa e o funcionamento de oleodutos do outro lado do Atlântico. Estes factos chegariam para nos chamar à atenção para a importância do investimento em cibersegurança.

Ele passa por capacitar as empresas e todos nós com meios e educação para nos sabermos proteger e pela formação de especialistas com estas competências. Estima-se que, na UE, faltem 219.000 trabalhadores qualificados em cibersegurança.  Por muito avançadas que sejam as tecnologias, sem eles não podemos garantir a cibersegurança do espaço europeu. Sem cibersegurança não haverá confiança no mercado único digital, e sem mercado único digital não haverá uma União Europeia do século XXI.

Maria Manuel Leitão Marques

Twitter Facebook

"Já na próxima semana, a Comissão vai começar a aprovar os primeiros planos nacionais de recuperação, para serem adotados pelo Conselho. É um sucesso marcante."

Ursula Von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia

Foi com esta frase que a Presidente da Comissão Europeia anunciou, no Parlamento Europeu, que um dos principais objetivos da Presidência Portuguesa foi cumprido: avançar na aprovação dos instrumentos financeiros nacionais de resposta à crise de forma a que o dinheiro possa chegar, sem mais demoras, à economia real. E entre os primeiros estará o plano de recuperação português: uma excelente notícia!

Pedro Silva Pereira

Twitter Facebook

O olhar de António Guterres sobre o mar. Um olhar de futuro sobre uma das suas principais preocupações, combater as alterações climáticas, protegendo os oceanos e a biodiversidade. Defensor incansável dos direitos humanos, acaba de ser proposto por unanimidade pelo Conselho de Segurança para um segundo mandato nas Nações Unidas. À sua frente terá outros mares difíceis de navegar, como encontrar soluções políticas para a paz em zonas que permanecem em conflito. A sua diplomacia discreta será certamente eficaz.

Margarida Marques

Twitter Facebook

Esta semana aprovamos o novo Certificado Europeu COVID que visa facilitar as viagens e a circulação de pessoas dentro da União Europeia durante a pandemia. Em apenas dois meses após a apresentação da proposta da Comissão Europeia chegamos a um acordo. Mais uma vez a UE mostra a sua importância e responde à altura de um desafio global de forma coordenada. A livre circulação de cidadãos será reposta, complementando todas as medidas de prevenção e mitigação já implementadas. Saiba mais neste vídeo.

Sara Cerdas

Twitter Facebook

Uma Teoria da Democracia Complexa, Daniel Innerarity, Ideias de Ler

Depois de ter desassossegado o pensamento dominante com o seu livro "Politica para Perplexos", Daniel Innerarity volta nesta "Teoria  da Democracia Complexa" a desafiar ideias feitas como as de que de que a violência, a corrupção ou a ineficiência dos vários governos são as principais ameaças para a democracia. Para o autor, o principal problema resulta da dicotomia entre a complexidade da sociedade e a obsolescência das ferramentas politicas, incluindo das ferramentas democráticas. Sem por em causa os valores democráticos fundamentais, Innerarity propõe neste livro uma mudança radical na forma de fazer política.

Carlos Zorrinho

Twitter Facebook

Se não conseguir visualizar correctamente este email clique aqui

Para mais informações consulte a página dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu: http://www.pseuropa.pt/web/
Para remover o seu email desta mailling list por favor clique aqui