30 de abril de 2021
 

A situação pandémica na América Latina é grave. Para além do vírus, a região sofre com a negligência de líderes como Jair Bolsonaro, que desrespeitam a ciência e os direitos básicos dos cidadãos. Esta semana, coordenei as negociações para uma resolução que visa apoiar a América Latina na gestão da pandemia e na recuperação pós-COVID, facilitando o acesso às vacinas e combatendo a desinformação.

Maria Manuel Leitão Marques

Twitter Facebook

A Comissão Europeia iniciou um processo judicial contra a AstraZeneca por quebra contratual na entrega das vacinas anti-covid. Depois de muitas tentativas falhadas, este procedimento legal, apoiado por todos os Estados-Membros, tornou-se indispensável para exigir o cumprimento do contrato com a farmacêutica e garantir a entrega do número de doses a que os cidadãos europeus têm direito.

Pedro Silva Pereira

Twitter Facebook

O S&D saudou a adoção de um novo regulamento que irá limitar a difusão online de conteúdos que incitem ao terrorismo, protegendo simultaneamente a liberdade de expressão e o acesso à informação. As plataformas vão passar a dispor de uma hora para retirar conteúdos (textos, imagens, sons, vídeos) que tenham sido assinalados pelas autoridades dos Estados-membros, devendo estes definir as sanções a aplicar. “A luta contra o terrorismo tem de ser feita tanto offline como online” afirmou o S&D sublinhando que “a cooperação entre todos os países é essencial neste processo”.

Margarida Marques

Twitter Facebook

Certificado COVID-19

Atualmente, quando volto à Madeira, passo por três tipos de procedimentos e controlos diferentes. Aqui na União Europeia. O novo Certificado COVID-19 é uma medida que deverá facilitar a livre circulação de cidadãos, através do mútuo reconhecimento da vacina, do teste negativo ou da recuperação da infeção, e assim complementar as medidas de controlo da infeção já implementadas. É uma aposta necessária para acelerar a recuperação económica, a liberdade de circulação, aliada ao controlo da pandemia. 

A UE tem de dar este passo, mas com cautela. Não podemos ter um certificado que crie desigualdades ou discriminação para os cidadãos, nem que exponha os seus dados ou que aumente a burocracia. Pelo contrário, e aqui temos uma oportunidade para a UE mostrar que consegue ter uma resposta coordenada e adequada, que facilita e proteja a vida dos cidadãos. Esta foi também a minha intervenção em plenário. Veja aqui.

Sara Cerdas

Twitter Facebook

"Temos de garantir que temos um ambiente mais limpo, mais puro. Temos de o preservar, temos de cuidar da Natureza para que ela possa cuidar de nós."

Papa Francisco na Cimeira do Clima

Numa altura que se torna claro que a pandemia não resolveu nada e agravou os riscos de um aquecimento climático e de uma destruição da biodiversidade catastróficos, esta frase singela de Francisco tem a força de um homem que há muito transcendeu a sua missão religiosa e se tornou um líder global. Um líder que é cada vez mais seguido. O acordo para a aplicação da Lei do Clima pela UE, que constituiu um sucesso indiscutível da Presidência Portuguesa, e a Cimeira do Clima promovida por Joe Biden, são disso ilustrativos exemplos.

Carlos Zorrinho

Twitter Facebook

A evolução da pandemia de COVID-19 no Brasil continua a chocar o mundo. É inaceitável que, devido ao irracional negacionismo do Presidente Bolsonaro e das suas ações concretas para impedir que a população fosse vacinada, a pandemia já tenha causado mais de 400 mil mortos no Brasil. A União Europeia e o resto do mundo vão continuar a ajudar o Brasil, mas a atitude irresponsável de Bolsonaro não pode passar em claro.

Isabel Santos

Twitter Facebook

A inovação e a coesão sociais não são apenas fruto da intervenção dos poderes públicos. Há uma multitude de mulheres e homens que diariamente colocam a sua criatividade e a sua solidariedade ao serviço do próximo, não raro sem reconhecimento, às vezes contra ventos e marés. O projeto social “Manicómio” é um dos exemplos que pode ser admirado no site "Fazer Acontecer a Europa Social". Iniciativas como esta dignificam a nossa vida coletiva, engrandecem os seus dinamizadores e apontam o caminho para a Europa Social a que aspiramos.

Manuel Pizarro

Twitter Facebook

Challenges to Democracy: Essays in Honour and Memory of Isaiah Berlin, Raphael Cohen-Almagor, Routledge

Escrito em homenagem a um dos maiores pensadores do século XX, defensor da liberdade, da diversidade e do pluralismo democrático, Isaiah Berlin, este livro apresenta uma reflexão interdisciplinar sobre questões, afinal, intemporais: a fragilidade das nossas democracias e as suas diferentes respostas aos extremismos (religiosos, políticos e culturais). A perspetiva histórica é essencial para perceber que não obstante as singularidades de cada tempo e espaço, há constantes nos desafios que a Democracia enfrenta, mas também nas respostas e até nos erros que estas incorporam. Lições que devem ser bem estudadas, para melhor leitura do tempo presente.

Isabel Estrada Carvalhais

Twitter Facebook

Se no conseguir visualizar correctamente este email clique aqui

Para mais informaes consulte a pgina dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu: http://www.pseuropa.pt/web/
Para remover o seu email desta mailling list por favor clique aqui