19 de fevereiro de 2021
 

Entre os aspetos mais relevantes desta semana, destaco o encontro (virtual) de uma delegação do Parlamento Europeu com o Banco Central Europeu. No diálogo com a Presidente Lagarde, assinalei que o BCE agiu bem e no tempo certo, conduzindo uma política monetária de resposta à pandemia, em defesa da economia e do emprego. Sublinhei também a necessidade de o BCE ir ainda mais longe, para estimular a necessária retoma económica após a pandemia.

Pedro Marques
 

Twitter Facebook

Os louros do passado não respondem aos problemas do futuro. Se a investigação europeia foi essencial para termos vacinas em tempo recorde, é preciso agora um novo esforço para que as vacinas se mantenham eficazes. A Comissão Europeia lançou esta semana a Incubadora HERA para o combate às novas variantes do coronavírus, incluindo o apoio à sua testagem, identificação e produção de versões atualizadas das vacinas. A União no caminho certo.

Maria Manuel Leitão Marques

Twitter Facebook

Esta semana, e na sequência da apresentação do Plano de Ação da Comissão Europeia para as novas variantes do coronavírus, o grupo S&D defendeu a necessidade de melhorar a coordenação dos ensaios clínicos na procura de tratamentos, bem como garantir uma aprovação mais célere de futuras vacinas atualizadas, dando especial atenção ao urgente reforço da capacidade de produção de vacinas em solo europeu. A proposta de reforço do financiamento para investigação é crucial para permitir que a Europa esteja mais preparada para responder a crises sanitárias no futuro.

 

Pedro Silva Pereira

Twitter Facebook

Pela primeira vez uma mulher

Ngozi Okonjo-Iweala foi designada Diretora-Geral da Organização Mundial de Comércio. Teve o apoio da maioria dos Estados-membros. Teve já o apoio de Biden (Trump apoiava antes a candidata da Coreia do Sul). Pela primeira vez uma mulher. Pela primeira vez uma africana. Uma mulher que tem um passado político e um passado profissional robustos para a tarefa. Foi Ministra das Finanças na Nigéria, onde foi confrontada com o sequestro da mãe para a amedrontarem. Foi número 2 no Banco Mundial.


É esta carreira que lhe permite estar preparada para as duras negociação no quadro da OMC por um comércio justo. E os trabalhos no seio da OMC não estão fáceis e são muitos. Destaco quatro. Pôr a máquina a funcionar. Lidar com a pandemia, ou seja assegurar a livre circulação de vacinas, medicamentos e equipamentos médicos. Voltar à cooperação multilateral, mobilizando vontades. Lidar com a China, mesmo com o acordo de investimento UE/China.
 

Margarida Marques

Twitter Facebook

"Os jovens de hoje são os homens e as mulheres de amanhã. Falar de juventude significa voltarmo-nos para o futuro. E nós democratas não tememos o futuro porque acreditamos no caminhar da História."

Mário Soares, novembro 1946

Esta semana, debati “O Futuro das Políticas de Juventude”, no âmbito da 6ª edição do Roteiro Geração Madeira, com os líderes da Juventude Socialista a nível nacional, da JS-Madeira e JS-Açores. Veja ou reveja o debate no meu facebook.

 

Sara Cerdas

Twitter Facebook

António Costa em representação da Presidência do Conselho da União Europeia e David Sassoli em representação do Parlamento Europeu, assinaram, na presença da Presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen, o regulamento do mecanismo de recuperação e resiliência que permitirá financiar os planos nacionais a submeter pelos Estados-membros, num valor total que ascenderá a 672,5 mil milhões de euros em empréstimos e subvenções. Além do valor financeiro significativo, este mecanismo é um passo fundamental no aprofundamento da cooperação e da solidariedade como pilares do projeto europeu.

Carlos Zorrinho

Twitter Facebook

A União Europeia continua o seu importante trabalho de tentar fazer com que o maior número possível de vacinas esteja disponível para os cidadãos europeus. Esta semana começou o processo de autorização da vacina da Jassen e a Agência Europeia de Medicamentos irá proceder a todos os testes para certificar a segurança e garantir que esta cumpre os mesmos padrões elevados exigidos a todas as outras. Partilho este pequeno vídeo onde se pode ver como funciona todo o processo.

Isabel Santos
 

Twitter Facebook

Terra Alta, Javier Cercas, Porto Editora

Um policial invulgar, escrito de forma atraente, com múltiplas referências eruditas e profundamente ligado à realidade política da Espanha contemporânea. Foi a prenda de Natal que recebi do meu amigo João Pedro (Matos Fernandes) e li-o de uma penada só, sem conseguir parar, entre uma viagem para Bruxelas e a primeira noite na capital belga.

Manuel Pizarro

Twitter Facebook

Se no conseguir visualizar correctamente este email clique aqui

Para mais informaes consulte a pgina dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu: http://www.pseuropa.pt/web/
Para remover o seu email desta mailling list por favor clique aqui