04 de dezembro de 2020
 

O Parlamento aprovou na última plenária um relatório, do qual fui relatora-sombra, que pede à Comissão medidas para impedir que os produtos se tornem obsoletos mais depressa e menos seguros. Entre elas estão a rastreabilidade dos produtos; o reforço das autoridades de fiscalização, modernizando-as e dotando-as de ferramentas dignas da era digital; ou a introdução do princípio da precaução, que em caso de dúvida prefere confiar no consumidor.

Maria Manuel Leitão Marques

Twitter Facebook

Portugal recebeu esta semana a primeira “tranche” no valor de 3 mil milhões de euros, do empréstimo atribuído a Portugal no âmbito do SURE, um dos programas europeus criados no âmbito da resposta aos efeitos da pandemia e que se destina a apoiar os Estados-membros no seu esforço de proteger os trabalhadores e as empresas. Na semana em que se assinala o primeiro ano da Comissão liderada por Ursula von der Leyen, este é um bom exemplo daquilo que a Europa precisa: gestos concretos de solidariedade na resposta à crise.

Pedro Silva Pereira

Twitter Facebook

O Grupo S&D afirmou que a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia irá mostrar que a crise da Covid19 pode ser superada com políticas de solidariedade. Nem poderia ser de outra forma. Aprendemos todos - e Portugal em especial - que as políticas de austeridade não funcionam. Não funcionaram na crise de 2008 e não iriam funcionar agora. A pandemia trouxe ao de cima situações de profunda desigualdade social. A delegação portuguesa socialista no PE cá estará para trabalhar com a Presidência Portuguesa em todas as suas prioridades, nomeadamente no lançamento de novas políticas sociais europeias.

Margarida Marques

Twitter Facebook

Por uma verdadeira União Europeia forte, inclusiva e ambiciosa

O Grupo S&D promoveu um webinar sobre a União Europeia para a Saúde, que contou com diferentes perspectivas dos decisores políticos a nível europeu e nacional. Resultado da pandemia, os diferentes sistemas de saúde da UE mostraram algumas fragilidades e fraquezas. Revelaram, por outro lado, a necessidade de aumentar a responsabilidade e solidariedade europeia, assim como a harmonização e coordenação em resposta a crises em saúde.

Enquanto isso, reunimos pela segunda vez em trílogos, com a Comissão Europeia e o Conselho, para negociar o programa EU4Health. Precisamos de uma aposta forte na promoção da saúde e paralelamente de aumentar a preparação e resiliência dos sistemas de saúde. “Testes de stress” aos sistemas serão essenciais para identificar falhas e oportunidades, assim como definir parâmetros mínimos na prestação de cuidados de saúde.

Sara Cerdas

Twitter Facebook

"Se não tivermos a capacidade de distinguir o que é falso do que é verdadeiro, então a nossa democracia não funciona."
Barack Obama – Entrevista a Jeffrey Goldberg a propósito da publicação do primeiro volume das suas memórias

Num tempo em que a democracia está debaixo de fogo, ameaçada pelos radicalismos e pelos populismos que manipulam a opinião pública através da difusão de notícias falsas, apoiados nas oportunidades geradas pela aceleração tecnológica, Barack Obama colocou o dedo na ferida e identificou o terreno em que os democratas têm que ganhar a batalha. Esse é o terreno da verdade e da formação ética e científica tão generalizada quanto possível, para que os cidadãos a possam descortinar e valorizar.

Carlos Zorrinho

Twitter Facebook

Esta é uma imagem da entrevista concedida esta semana à RTP pela Presidente da Comissão Europeia Ursula Von der Leyen, dando nota de que no dia 1 de dezembro, Portugal receberia a primeira tranche de apoio ao abrigo do Programa SURE da UE. Um apoio de 3 mil milhões de euros que poderão ser utilizados para apoiar trabalhadores e empresas e fazem parte de um pacote que pode ir até aos 5,9 mil milhões de euros. Foi gratificante ouvir, mais uma vez, o elogio da Presidente da Comissão à estratégia portuguesa. Se ainda não viram vale a pena pesquisar.

Isabel Santos

Twitter Facebook

Eduardo Lourenço, Prémio Camões e Prémio Pessoa, pensador maior da cultura portuguesa, deixou-nos no dia 1 de Dezembro, aos 97 anos. Poucos, como ele, deram um contributo tão valioso para a compreensão dos mitos, idiossincrasias e labirintos do nosso trajeto coletivo. Em obras como "A Europa Desencantada - Para uma Mitologia Europeia" e "Nós e a Europa ou as Duas Razões", problematizou as luzes e as sombras da Europa e o lugar de Portugal nela. Próximo do Partido Socialista, visitou por diversas vezes o passado e o futuro do socialismo e da esquerda nos seus ensaios políticos. Deixa-nos uma obra magistral, viva e apontada ao futuro.

Manuel Pizarro

Twitter Facebook

Do They Make a Difference? The Policy Influence of Radical Right Populist Parties in Western, Benjamin Biard, Laurent Bernhard, Hans-Georg Betz, Rowman & Littlefield

Neste livro, 18 investigadores propõem uma incursão pelos partidos da direita radical europeia (PDRE) e o modo como se afirmam na construção das agendas políticas nacionais e europeia. Embora os seus alicerces no nativismo, autoritarismo e populismo, expliquem os cordões sanitários impostos pelos partidos da democracia liberal, os PDRE alcançaram considerável normalização, estando presentes em diversas soluções de governação. Quais as circunstâncias em que a sua influência sobre as política públicas é então mais suscetível de acontecer? Eis uma das perguntas a que este livro procura responder.

Isabel Estrada Carvalhais

Twitter Facebook

Se não conseguir visualizar correctamente este email clique aqui

Para mais informações consulte a página dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu: http://www.pseuropa.pt/web/
Para remover o seu email desta mailling list por favor clique aqui