02 de outubro de 2020
 

O Parlamento tem sido palco de boas discussões sobre a resposta à crise da covid-19. Na semana passada, discutimos quando chegam as vacinas. Esta semana, o debate na Comissão do Mercado Interno foi com o Comissário Breton e com o Conselho sobre a resposta à covid-19. Por exemplo, é importante haver dados de saúde comparáveis na União Europeia para planear a distribuição de vacinas, tendo em conta que vai ser necessário definir prioridades.

Maria Manuel Leitão Marques

Twitter Facebook

A Comissão Europeia, através da própria Presidente Ursula von der Leyen, anunciou esta semana, e bem, a decisão de avançar com um processo judicial contra o Reino Unido por incumprimento do Acordo de Saída celebrado com a União Europeia. A apresentação pelo Governo de Boris Johnson de uma proposta de lei sobre o mercado interno britânico com disposições unilaterais frontalmente contrárias ao Protocolo para a Irlanda e a Irlanda do Norte é uma violação grosseira do princípio da boa fé e do Direito Internacional. Não podia ter outra resposta.

Pedro Silva Pereira

Twitter Facebook

"We must stop the spread of an undemocratic disease throughout Europe". O Grupo S&D não poderia ter outra posição. Esta semana o Primeiro-ministro húngaro exigiu a demissão da Vice-presidente da Comissão Europeia, Vera Jourová, só porque defendeu o respeito do Estado de Direito. Nesta semana foi também publicado o primeiro relatório anual sobre a situação do Estado de Direito na UE, evidenciado "sérias preocupações " na Hungria e na Polónia. Finalmente o Conselho aprovou o seu mandato de negociação com o Parlamento Europeu sobre o regulamento relativo à condicionalidade para a proteção do Orçamento da União.

Margarida Marques

Twitter Facebook

Plano Europeu de luta contra o cancro

A saúde é a soma de várias partes, e os determinantes de saúde são cruciais para a sua manutenção. Todos os sectores influenciam a saúde e, por isso, precisamos de um plano coordenado para reduzir os riscos. Um exemplo claro que podemos ter é a nutrição que influencia várias doenças, como o cancro.

Esta semana assumi a vice-presidência da Comissão Especial do Cancro - o desígnio é que a Europa assuma a liderança nesta luta. Pretendemos definir os objetivos e as prioridades políticas do Parlamento Europeu e um plano europeu de luta contra o cancro, a fim de apoiar os Estados-Membros na melhoria da prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e prestação de cuidados. Espero que nestes 12 meses possamos encontrar estratégias concretas para reduzir os fatores de risco modificáveis, através de uma aposta na prevenção primordial e primária.

Sara Cerdas

Twitter Facebook

"Portugal é um país de grandes exploradores (...), um país que sempre navegou em águas não cartografadas 'Por mares nunca antes navegados', para citar o grande Luís de Camões. Não posso pensar num país melhor para nos guiar por esta tempestade e para rumar ao nosso futuro".

Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia

Nesta frase a Presidente da Comissão Europeia articula uma feliz conjunção entre a identidade criativa e determinada dos portugueses, com a atitude que agora tem que ser assumida por toda a União Europeia para vencer o Adamastor da crise pandémica. Não a desiludiremos.

Carlos Zorrinho

Twitter Facebook

Assistimos ao primeiro debate para as presidenciais dos Estados Unidos. Entre acusações, interrupções e afirmações inacreditáveis, voltámos a ficar com a ideia clara de que estamos perante uma escolha clara entre Biden, um candidato que defende a democracia e os cidadãos, e Trump, que apenas se preocupa consigo próprio e com os seus interesses particulares. Tendo em atenção o perigo que representa uma reeleição de Trump, não só para os Estados Unidos, mas também para a política internacional, espero que os eleitores americanos participem em grande número nas eleições e que votem em Joe Biden.

Isabel Santos

Twitter Facebook

Enquanto relator principal do Parlamento Europeu, liderei e conclui com sucesso as negociações com o Conselho e a Comissão para prolongar até 2027 o funcionamento da Rede Europeia dos Serviços Públicos de Emprego. O prolongamento e modernização desta rede, integrada pelo IEFP, era uma das prioridades da presidência alemã na área do trabalho e assuntos sociais. Entre outros, consegui que ficasse estipulada no texto final a cooperação da rede com serviços análogos de países terceiros bem como na área da coordenação dos sistemas de segurança social.

Manuel Pizarro

Twitter Facebook

The Age of American Unreason, Susan Jacoby

Tem 10 anos mas é já um clássico. Mordaz e rigorosa, Jacoby conduz-nos ao interior da mentalidade norte-americana, de onde podemos perceber porque foi eleito Trump; porque 1 em cada 5 americanos acredita que o Sol gira em torno da Terra; as origens da quase militância anti-intelectual; o absurdo de um sistema de ensino aprisionado entre Criacionismo e Evolucionismo, entre fundamentalismo religioso e Ciência; o triunfo político do ‘that’s all folks’ apenas remotamente divertido.

Isabel Estrada Carvalhais

Twitter Facebook

Se no conseguir visualizar correctamente este email clique aqui

Para mais informaes consulte a pgina dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu: http://www.pseuropa.pt/web/
Para remover o seu email desta mailling list por favor clique aqui