26 de junho de 2020
 

A Comissão de Assuntos Económicos do Parlamento Europeu votou esta semana o seu parecer sobre a proposta da Comissão Europeia para o Fundo de Transição Justa. O texto, que mereceu o voto favorável dos deputados Pedro Silva Pereira, Pedro Marques e Margarida Marques, defende o reforço orçamental deste instrumento financeiro, essencial para implementar o “Green Deal”. O parecer defende ainda que este Fundo, que será gerido pela Comissária portuguesa Elisa Ferreira, seja distribuído de forma equitativa e não seja financiado em prejuízo dos fundos de coesão.

Pedro Silva Pereira

Twitter Facebook

Portugal está de parabéns! Nos últimos sete anos, foi um dos cinco países da UE que mais progrediu no Painel Europeu de Inovação. Entrou para o grupo dos "fortemente inovadores". A Comissão Europeia publicou esta semana o relatório anual do Painel de Inovação. O documento revela que o desempenho em inovação na UE subiu 8,9% desde 2012. Pelo segundo ano consecutivo, é superior ao dos Estados Unidos, e continua à frente de países como Rússia e China.

Margarida Marques

Twitter Facebook

Esta semana, o grupo S&D adotou uma posição politica sobre o papel da Educação na União Europeia. São 16 propostas, até 2025, para melhorar a qualidade dos sistemas educacionais. A educação é um verdadeiro elevador social, possui um importante papel não apenas na correção das desigualdades sociais, promovendo a igualdade de oportunidades, mas também na desconstrução do racismo, preconceito e discriminação.

Sara Cerdas

Twitter Facebook

Alemanha - Portugal

Depois do Conselho Europeu de 19 de junho, que serviu sobretudo para fixar o ponto de partida das negociações sobre o quadro financeiro plurianual 2021/2027 e o fundo de recuperação, existe uma forte expetativa de que o Conselho agendado para dias 17 e 18 de julho, sob presidência alemã e com a presença física expectável dos Chefes de Governo dos 27 Estados membros, possa ser conclusivo ou ficar disso muito perto.

A presidência alemã, que antecede a presidência portuguesa está fortemente apostada num bom acordo. Portugal e a Alemanha fizeram um importante esforço de convergência entre os países da coesão e os mais renitentes com a abordagem colaborativa e solidária. Será uma boa sequência, se a Presidência alemã, com um governo em que os social-democratas assumem a economia, assegurar o disparar da bazuca financeira e económica contra a crise, permitindo a Portugal trabalhar no aprimorar da sua dimensão social.

Carlos Zorrinho

Twitter Facebook

Há demasiado tempo que o povo da Síria sofre”.

Josep Borrell, Alto Representante Negócios Estrangeiros e Política de Segurança

A frase foi proferida na apresentação da 4ª Conferência de Bruxelas sobre a Síria. Em formato virtual, será o principal evento de angariação de fundos para aquele país e para os países vizinhos. Depois de tantos anos de guerra, é fundamental que a UE dê o exemplo e demonstre que não podemos esquecer e abandonar a Síria. A bem da população e de forma a tentar pacificar uma zona que tem sido destruída e contribuído para a desestabilização de muitos outros países e das fronteiras da Europa.

Isabel Santos

Twitter Facebook

Impressiona ver o Porto assim, na noite de S. João. Ao mesmo tempo, reforça a minha admiração pela determinação e pela atitude dos tripeiros.
Há semanas que nenhum caso de Covid-19 é diagnosticado entre os portuenses. Mas, como se vê, continuamos conscientes dos riscos e percebemos bem como a proteção de todos depende da atitude de cada um. Para o ano cá estaremos. Juntos. Para viver mais uma vez a melhor festa do mundo.

Manuel Pizarro

Twitter Facebook

O Verão chegou e com ele, a alegria dos santos populares, o alívio do final do ano letivo, o calor das praias, a luz enérgica de dias mais longos, e a promessa de umas muito merecidas férias para ti e para milhares de jovens. Mas, atenção, o COVID-19 não tira férias! A sua capacidade de contagiar e de matar não diminuiu! Por isso, a única forma de o fintares neste verão, é manteres-te vigilante, cumprindo com as regras de higiene e distanciamento físico. É difícil, mas pode salvar a tua vida e a vida dos que mais amas. Contagia-te apenas com Vida e Alegria!

Isabel Estrada Carvalhais

Twitter Facebook

Prisioneiros da Geografia, Tim Marshall, Desassossego

Contrariando a narrativa que descreve alguns povos como trabalhadores e outros como gastadores, o autor de “Prisioneiros da Geografia” explica como os recursos naturais e as condições geográficas contribuíram historicamente para os níveis de prosperidade e segurança dos países, legado que se transmitiu até ao presente e que, ainda hoje, continua a influenciar muitas decisões no âmbito da geopolítica.

Pedro Marques

Twitter Facebook

Se não conseguir visualizar correctamente este email clique aqui

Para mais informações consulte a página dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu: http://www.pseuropa.pt/web/
Para remover o seu email desta mailling list por favor clique aqui