12 de junho de 2020
 

Esta semana, na Comissão de Desenvolvimento Regional, alertei a Comissária Elisa Ferreira acerca da necessidade de acelerar a disponibilização de fundos, nomeadamente com a antecipação de verbas do próximo período de programação, para que cheguem rapidamente à economia. Na Comissão de Assuntos Económicos e Monetários questionei a Presidente do BCE, Christine Lagarde, sobre o atraso na conclusão da União Bancária, para proteger o sistema bancário e a economia de uma crise como a que vivemos.

Pedro Marques
 

Twitter Facebook

314 milhões do Horizonte 2020 vão reforçar empresas europeias capazes de ter um papel determinante na recuperação e na luta contra a pandemia. Infelizmente, nenhuma empresa portuguesa conseguiu financiamento nesta fase, mas não por falta de qualidade - houve 16 a receber o "Selo de Excelência", atribuído a projetos que merecem financiamento. Esperemos que possam concorrer noutros concursos que não este.

Maria Manuel Leitão Marques

Twitter Facebook

A brutalidade policial que matou George Floyd provocou uma justificada onda de indignação na América e manifestações de solidariedade na Europa. O Grupo S&D tomou uma posição clara: colocou-se ao lado dos protestos pacíficos contra o racismo, exigiu que os responsáveis pela violência sejam julgados e apelou ao Presidente Trump para travar o uso da força contra os manifestantes, deixar de defender os supremacistas brancos e promover o diálogo para corresponder aos anseios de mais igualdade. O racismo está a tornar irrespirável a América de Trump.

Pedro Silva Pereira

Twitter Facebook

Uma homenagem a Mário Centeno

O que Mário Centeno fez por Portugal e pelos portugueses todos nós conhecemos: em resumo, mostrou que “havia alternativa” deitando por terra “Tina” (there is no alternative). Menos conhecido é o que fez como Presidente do Eurogrupo. Gostava apenas de lembrar que foi o Eurogrupo, presidido por Mário Centeno, que pediu à Comissão Europeia que não só aumentasse a sua proposta de orçamento plurianual 2021/2027 mas também que propusesse a criação de um Fundo de Recuperação ancorado nesse mesmo orçamento. Ou seja, foi o primeiro passo - mesmo antes do documento franco/alemão - para a construção da resposta europeia à crise.

Mas também durante o seu mandato procurou dar um caráter mais democrático ao funcionamento do Eurogrupo, uma task force que tem um poder desproporcionado com a capacidade de controle democrático por parte das  instituições europeias. Assim o seu sucessor ou sucessora sigam na mesma linha porque, nesta matéria, muito há ainda a fazer.

Margarida Marques

Twitter Facebook

Esta semana comemoramos com orgulho o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Um dia que evoca o contributo do poeta renascentista, Luís de Camões:


Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades
.”


Com resiliência, audácia e solidariedade iremos superar esta crise, da qual sairemos mais fortes e unidos. Viva Portugal!

Sara Cerdas
 

Twitter Facebook

No Programa de Financiamento Plurianual 2021/2027 proposto pela Comissão Europeia, o Programa Europeu para o Espaço deverá mobilizar uma verba próxima de 16 mil milhões de euros. Como responsável no Parlamento Europeu por este programa, em representação dos Socialistas e Democratas, tudo farei para que a exploração do espaço seja um projeto multilateral e não capturado por nenhuma potência. Esta imagem da acoplagem da SpaceX à Estação Espacial Internacional, onde astronautas americanos e russos confraternizam, exprime bem a dimensão do desafio.

Carlos Zorrinho

Twitter Facebook

Esta semana, partilho um vídeo com imagens aéreas dos protestos anti-racismo, que ocorreram na sequência da morte de George Floyd. A dimensão desta manifestação, que se multiplicou por imensas outras cidades dos Estados Unidos e do mundo, é algo impressionante. Muito significativa é também a diversidade das pessoas que aderiram a esta causa. Mais e menos novos, de diversos escalões sociais e com diferentes origens. Erradicar o racismo exige um combate global, de todos e por todos, da qual ninguém se pode alhear.

Isabel Santos

Twitter Facebook

Ernestina, J. Rentes de Carvalho, Quetzal

A história, parcialmente autobiográfica, relata a vida da sua mãe e boa parte da infância do autor. Vejam as palavras com que descreve a chegada da sua mãe a Gaia, vinda de uma aldeia transmontana:
 "Uma pena que ainda hoje lhe dói é que quando o comboio chegou ao Porto tinha adormecido tão profundamente que de nada deu conta (...). Mas de manhã, ao abrir a janela e esperando uma só rua, por certo mais larga do que aquela em que nascera, que assombrosa surpresa quando o panorama da cidade, a ponte, o rio, os lugares, os cargueiros, lhe explodiram em formas e movimento defronte dos olhos.(...) essa paisagem fixou-se-lhe na retina, é a única de que tem saudade, continua a ser o seu ponto de referência quando quer medir uma alegria ou uma excitação". Recomendo!

Manuel Pizarro

Twitter Facebook

Se no conseguir visualizar correctamente este email clique aqui

Para mais informaes consulte a pgina dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu: http://www.pseuropa.pt/web/
Para remover o seu email desta mailling list por favor clique aqui