14 de fevereiro de 2020
 

Pedro Silva Pereira afirmou, em Estrasburgo, que a conclusão de um acordo ambicioso com o Reino Unido dependerá da garantia de uma concorrência livre e justa, assegurando a existência de um alinhamento regulatório com a União Europeia e do respeito pelo “princípio de não-retrocesso” relativamente aos altos padrões europeus de proteção em matérias de direitos do trabalhador, meio ambiente, direitos do consumidor e segurança alimentar.

Twitter Facebook

O Parlamento Europeu não deseja uma crise institucional, mas “só estamos dispostos a dar o nosso consentimento se tivermos um orçamento à altura das prioridades políticas e tivermos um acordo político sobre recursos próprios”, disse Margarida Marques, co-relatora dos Socialistas e Democratas (S&D) para o Quadro Financeiro Plurianual, durante a sessão plenária de Estrasburgo. A deputada alertou para a necessidade de “compensar e aumentar o financiamento da União Europeia recorrendo a recursos próprios sem penalizar os cidadãos” porque “a contribuição direta dos Estados-membros não é suficiente”.

Twitter Facebook

Sara Cerdas foi nomeada para o Prémio Eurodeputados do Ano - MEP Awards, na categoria Saúde. Estes prémios são atribuídos anualmente pela revista Parliament Magazine aos eurodeputados que se destacaram em diferentes áreas de trabalho. Para a eurodeputada esta nomeação “é uma grande honra” e “é um reconhecimento de que o trabalho desenvolvido está no rumo certo”. Os vencedores serão anunciados no dia 25 de março.

Twitter Facebook

A União Europeia precisa, para se posicionar com sucesso no quadro geopolítico em transformação, de continuar a desempenhar o seu papel de potência multilateral, que promove parcerias entre iguais”, afirmou Carlos Zorrinho ao intervir esta semana no hemiciclo de Estrasburgo no debate sobre a parceria estratégica União Europeia/África. O Eurodeputado socialista, que também é presidente da Delegação do Parlamento Europeu para os países ACP, sustentou que esta estratégia “tem que conter as ferramentas de resposta aos anseios dos povos num quadro de respeito pelos direitos humanos, e estar alinhada com a concretização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, em todas as suas dimensões”.

Twitter Facebook

No plenário do Parlamento Europeu, Isabel Santos fez esta semana várias intervenções, defendendo a necessidade de uma atuação urgente da União Europeia, quer sobre a situação na Síria, quer nalgumas fronteiras europeias, designadamente entre a Croácia e a Bósnia, onde se deslocou recentemente e testemunhou a terrível situação que ali vivem milhares de migrantes, muitos deles jovens desacompanhados.

Twitter Facebook

Manuel Pizarro foi nomeado responsável, em nome dos Socialistas e Democratas (S&D), pelo parecer da Comissão de Emprego e Assuntos Sociais sobre o regulamento do Fundo para a Transição Justa, peça fundamental da estratégia da União Europeia para assegurar que o objetivo da neutralidade carbónica em 2050 não é alcançado à custa do sacrifício das comunidades e regiões mais dependentes dos combustíveis fósseis.

Twitter Facebook

Isabel Carvalhais é membro efetivo da Comissão das Pescas e passa também a fazer parte da delegação das Relações da União Europeia com a África, Caraíbas e Pacífico como membro suplente. A deputada interveio, na sessão plenária, sobre o Quadro Financeiro Plurianual, opondo-se a restrições nas políticas de coesão, na agricultura e desenvolvimento rural e nas pescas. Questionou ainda o Comissário da Agricultura a propósito da estratégia "do prado para o prato", defendendo nesta matéria um olhar de respeito e reconhecimento pelos agricultores e pelo meio rural.

Twitter Facebook

"Em Estrasburgo, pude intervir duas vezes no plenário: sobre a governação económica da europa, debilidades e urgências que subsistem e sobre branqueamento de capitais, assunto de  grande atualidade, especialmente depois das revelações do chamado Luanda Leaks. Não há espaço para dúvidas ou hesitações: o problema é difícil, a sofisticação e o poderio financeiro e tecnológico de quem opera nestas áreas é enorme. Cumpre-nos dotar as instituições de meios humanos, financeiros e tecnológicos para podermos travar esta batalha."

Twitter Facebook

Foi aprovada esta semana uma resolução que surge na sequência de uma pergunta subscrita pela deputada Maria Manuel Leitão Marques à Comissão Europeia sobre mecanismos de decisão automatizada. Esta iniciativa visa garantir a confiança e defesa dos consumidores na era da inteligência artificial, bem como apelar à Comissão Europeia para que sejam desenvolvidas bases de dados transparentes e de qualidade.

Twitter Facebook

Se não conseguir visualizar correctamente este email clique aqui

Para mais informações consulte a página dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu: http://www.pseuropa.pt/web/
Para remover o seu email desta mailling list por favor clique aqui