Comissão para o Comércio Internacional aprova parecer sobre Portos Europeus

28.11.2023

A Comissão do Comércio Internacional do Parlamento Europeu aprovou hoje por unanimidade um parecer sobre uma Estratégia Europeia para os Portos. A deputada Margarida Marques foi a relatora pelo Grupo dos Socialistas e Democratas (S&D).

O relatório deverá ser votado na sessão plenária de Fevereiro de 2024.

Margarida Marques afirma:

"Uma abordagem coordenada a nível europeu e uma política comercial aberta, sólida e sustentável aumentariam a competitividade e a resiliência dos portos europeus e ajudariam a enfrentar desafios como a transição energética e a digitalização. As tensões geopolíticas, as perturbações nas cadeias de abastecimento e a agressão da Rússia contra a Ucrânia trouxeram igualmente desafios significativos à eficiência destas estruturas."

Outras informações:

O relatório aborda, entre outros pontos, os crescentes investimentos estrangeiros nas principais infraestruturas portuárias europeias e explora formas de proteger a soberania e a autonomia económica dos portos da UE. As questões de segurança e medidas para reduzir a influência de países terceiros na gestão dos portos são outros dos pontos para os quais o relatório chama a atenção.

Gabinete da deputada Margarida Marques