Argélia quer cooperar com Portugal nas energias renováveis

Argélia quer cooperar com Portugal nas energias renováveis

22.09.2022

Margarida Marques terminou uma missão de três dias à Argélia realizada no âmbito dos trabalhos da Delegação do Parlamento Europeu para com os países do Magrebe.

No final da missão, a deputada sublinhou o interesse manifestado pelo governo argelino em acentuar a cooperação com Portugal em matéria de energias renováveis e frisou o papel que a Argélia poderá ter na construção da autonomia energética da União Europeia (UE), designadamente a partir do fornecimento de gás à Europa. De acordo com Margarida Marques, os  interlocutores argelinos expressaram o seu empenho em contribuírem para uma economia neutra em carbono exigindo, nomeadamente, que os projetos na área da energia sejam acompanhados de um certificado de segurança ambiental.

A deputada destacou ainda a Declaração Conjunta adotada na Reunião da Comissão Parlamentar Mista UE-Argélia, sublinhando a defesa do reforço da cooperação bilateral UE-Argélia, designadamente em matéria de segurança energética, desenvolvimento de energias renováveis, investigação e inovação e desenvolvimento das pequenas e médias empresas (PME). Para Margarida Marques é igualmente fundamental o compromisso e determinação, assumido na declaração, em promover o respeito pelos direitos humanos, pelas  liberdades individuais, incluindo o direito à liberdade de expressão e de imprensa na Europa e na Argélia.

Durante a missão, os deputados participaram na primeira Reunião da Comissão Parlamentar Mista UE-Argélia e mantiveram encontros com o Primeiro-Ministro da Argélia, com o Ministro da Energia e Minas e com o Ministro da Economia, Inovação e Startups. Os parlamentares reuniram ainda com organizações representativas da sociedade civil e visitaram o Dispositivo de Acolhimento para o Retorno Voluntário, em Argel, um projeto financiado por fundos comunitários da responsabilidade da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Gabinete da deputada Margarida Marques