Regulamento concurso "Eu voto nas Eleições Europeias de 2024"

09.06.2023

Concurso “Eu voto nas Eleições Europeias de 2024”

A Deputada ao Parlamento Europeu, Margarida Marques, e a Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO) promovem um concurso destinado a premiar trabalhos realizados por 40 alunos/as de Escolas Profissionais.

Os trabalhos deverão versar sobre as questões europeias e a importância da União Europeia (UE) nas nossas vidas, passados que são quase 40 anos desde a integração de Portugal na então Comunidade Económica Europeia(CEE).

O Parlamento Europeu é a única instituição europeia para a qual todos os cidadãos e todas as cidadãs de todos os Estados-membros podem votar para escolher diretamente os/as seus/suas representantes.

As eleições para o Parlamento Europeu realizam-se de 5 em 5 anos, sendo as próximas entre 6 e 9 de junho de 2024, logo uma oportunidade para muitos dos/as atuais alunos/alunas das escolas profissionais, que tenham atingido os 18 anos, poderem exercer o direito de voto, pela primeira vez, seja em eleições nacionais ou europeias.

Assim, este concurso destina-se a galardoar os melhores trabalhos apresentados e que abordem tópicos como a pertença de Portugal à UE, a importância da UE nas nossas vidas, o papel do Parlamento Europeu ou a importância de votar nas eleições europeias.

Os prémios a atribuir pelo Gabinete da Deputada Margarida Marques, consistem numa visita ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, que se realizará entre os dias 13 e 15 de novembro de 2023, no quadro das visitas apadrinhadas por Deputados ao Parlamento Europeu. A visita compreende uma deslocação ao hemiciclo, a participação em duas palestras e ainda uma visita à Casa da História Europeia e/ou Parlamentarium.

Regulamento

1 . Poderão candidatar-se grupos de 3 a 5 alunos/as de cursos profissionais nas escolas profissionais associadas da ANESPO do Continente e das Regiões Autónomas, com idade igual ou superior a 18 anos.

2 . Os trabalhos apresentados por cada grupo poderão assumir formato escrito ou formato multimédia:

          a. na forma escrita, deverão ser redigidos em língua portuguesa e deverão ter um máximo de 10 000 palavras, tamanho 12;
          b. em formato multimédia, os trabalhos deverão ter a duração máxima de 4 minutos.

3. As candidaturas estarão abertas entre os dias 10 de junho e 31 de agosto.

4. O júri, constituído por três pessoas com reconhecida competência nas temáticas a concurso, selecionará os melhores trabalhos.

5. Os trabalhos submetidos serão avaliados em função dos seguintes critérios: atualidade e relevância do tema; delimitação do objeto e problematização; clareza na articulação de ideias e sequência lógica dos conteúdos; clareza, fluência e consistência no uso da linguagem.

6. Na ordenação final, o júri terá em conta o princípio do equilíbrio regional.

7. As decisões do júri são fundamentadas e constantes em ata, podendo ser consultadas pelos candidatos.

8. O presente regulamento estará disponível na página da ANESPO em https://anespo.pt/ e na da Delegação do PS na Europa em https://www.delegptpse.eu/web/

Bruxelas 09/06/2023

Gabinete da deputada Margarida Marques

Voltar a Comunicados de Imprensa