Portugal tem os deputados com mais influência no Parlamento Europeu

28.02.2024

Portugal é o melhor classificado da União Europeia no índice de influência política no Parlamento Europeu em 2024, sendo o contributo dos deputados socialistas decisivo. De acordo com o índice revelado pela plataforma “EU Matrix”, quatro deputados socialistas portugueses estão no Top 100 dos mais influentes. O PS é o partido português com mais deputados no Top 100 e o partido nacional com mais influência no Parlamento Europeu.

Pedro Silva Pereira ocupa a 18ª posição, Pedro Marques o 34º lugar, Isabel Santos encontra-se em 35º e Isabel Carvalhais está na 63ª posição.

Destaque ainda para o Top 40 dos membros do Parlamento Europeu com menos de 40 anos, no qual a deputada Sara Cerdas surge no 24º lugar.

Nas políticas sectoriais (Top 10) a deputada Isabel Carvalhais é a mais influente na política agroalimentar e Sara Cerdas é a segunda deputada mais influente na política de saúde.

O deputado Pedro Marques fica na terceira posição no Top 10 dos membros mais influentes na política financeira e mercado de capitais, ocupando a deputada Maria Manuel Leitão Marques o 9º lugar na política de mercado interno e proteção dos consumidores. O mesmo lugar assume a deputada Isabel Santos nos assuntos externos, defesa e alargamento.

Mais informações:

https://eumatrix.eu/en/blog/MEP-Influence-Index-2024-Top-100-most-politically-influential-MEPs

https://eumatrix.eu/en/blog/Influence-Index-2024-Overview-by-country

Voltar a Comunicados de Imprensa