Parlamento Europeu aprova estratégia para o Indo-Pacífico
07.07.2022
O Parlamento Europeu aprovou por larga maioria (458 votos a favor, 51 contra e 124 abstenções) o relatório de iniciativa “A Estratégia para o Indo-Pacífico na área do Comércio e Investimento”. O relatório destaca a importância de reforçar as relações comerciais e o investimento na região do Indo-Pacifico, tendo em conta a posição geoestratégica desta região. O crescente peso económico, demográfico e político tem transformado o Indo-Pacífico num ator fundamental na definição da ordem internacional e na resposta aos desafios globais.
Margarida Marques, relatora pelo Grupo dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu (S&D) afirma:
"A relação da União Europeia com a região do Indo-Pacífico deve ser baseada no respeito pelos valores universais da democracia, dos direitos humanos e do Estado de Direito. Esta relação deve ser reforçada tendo em conta as dinâmicas e especificidades sub-regionais para que possamos responder ao combate às alterações climáticas, à preservação da biodiversidade e à transição digital".
Outras informações:
O relatório sublinha os objetivos e interesses comuns entre a União Europeia (UE) e o Indo-Pacífico nomeadamente nas áreas do clima e biodiversidade e sublinha o papel fundamental que o transporte marítimo pode assumir do ponto de vista das relações comerciais. O documento chama ainda a atenção para o facto de uma gestão estável dos oceanos ser uma questão chave na região.
Contexto:
A UE é o primeiro investidor na região do Indo-Pacifico, o principal parceiro de cooperação para o desenvolvimento e um dos maiores parceiros comerciais da região. No seu conjunto, o Indo-Pacífico e a Europa representam mais de 70 % do comércio mundial de bens e serviços e mais de 60 % dos fluxos de investimento direto estrangeiro.
Gabinete da deputada Margarida Marques