Novo ímpeto para ratificação do Mercosul

17.05.2023

João Albuquerque, deputado do Partido Socialista e vice-presidente da Delegação para as relações com o Brasil, integra a missão do Parlamento Europeu a Brasília e a São Paulo, que termina hoje, com o objetivo de conhecer melhor o contexto político brasileiro e fomentar o reforço das relações entre a União Europeia e o Mercosul.

Para além de várias organizações da sociedade civil, os deputados tiveram a oportunidade de se reunir com o Vice-Presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, a Ministra do Ambiente, Marina Silva, o Ministro dos Direitos Humanos, Sílvio Almeida, e o Secretário Executivo dos Povos Indígenas, Eloy Terena. Para além do elenco governativo, as reuniões incluíram também o Embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ybañez, vários embaixadores da União Europeia, incluindo o de Portugal, Embaixador Luís Faro Ramos, e o Presidente do Senado Brasileiro, Rodrigo Pacheco.

João Albuquerque, Vice-presidente da Delegação do Parlamento Europeu para as relações com o Brasil, afirma:

“No final do programa em Brasília pudemos confirmar a enorme disponibilidade do Brasil de restabelecer uma relação de diálogo e proximidade com a União Europeia. Há uma janela de oportunidade política, com a presidência espanhola, um novo ímpeto do governo de Lula da Silva e uma maioria no Parlamento e no Conselho Europeu para avançarmos com a assinatura do acordo entre a União Europeia e o Mercosul.

Este acordo, que é um dos mais progressistas já desenhado, contempla os princípios de cooperação económica e comercial entre os dois blocos, e que fomentam as bases de acordos também na cooperação política, social, ambiental e do desenvolvimento sustentável.

Depois de 20 anos de espera, este é o momento decisivo para avançarmos com a ratificação deste importante acordo entre a UE e o Mercosul, abrangendo mais de 750 milhões de pessoas e representando 25% da riqueza mundial.”

Gabinete do deputado João Albuquerque

Voltar a Comunicados de Imprensa