Comissão do Comércio Internacional aprova estratégia para o Indo-Pacífico

17.05.2022

A Comissão do Comércio Internacional aprovou por larga maioria o relatório de iniciativa “A Estratégia para o Indo-Pacífico na área do Comércio e Investimento”. O relatório, no qual a deputada Margarida Marques é relatora pelo Grupo dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu (S&D), é um documento importante tendo em conta a posição geoestratégica da região do Indo-Pacífico. O crescente peso económico, demográfico e político tem transformado a região num ator fundamental na definição da ordem internacional e na resposta aos desafios globais.

Margarida Marques afirma:

"Enquanto relatora pelo S&D, procurei garantir que estivesse salvaguardado no relatório o respeito pela democracia e direitos humanos, nomeadamente pelos direitos sociais, laborais e ambientais, e o alinhamento com convenções, designadamente da Organização Internacional do Trabalho (OIT), e com standards internacionais."

Outras informações:

O relatório destaca a importância dos objetivos e interesses comuns entre a União Europeia (UE) e o Indo-Pacífico nomeadamente nas áreas do clima e biodiversidade e sublinha o papel fundamental que o transporte marítimo pode assumir do ponto de vista das relações comerciais.  O documento chama ainda a atenção para o facto de uma gestão estável dos oceanos ser uma questão chave na região.

O relatório “A Estratégia para o Indo-Pacífico na área do Comércio e Investimento” deverá ser votado na sessão plenária de julho do Parlamento Europeu.

Contexto:

A UE é o primeiro investidor na região do Indo-Pacifico, o principal parceiro de cooperação para o desenvolvimento e um dos maiores parceiros comerciais da região. No seu conjunto, o Indo-Pacífico e a Europa representam mais de 70 % do comércio mundial de bens e serviços e mais de 60 % dos fluxos de investimento direto estrangeiro.

Gabinete da deputada Margarida Marques

Voltar a Comunicados de Imprensa