Carregador universal para dispositivos eletrónicos

07.06.2022

Foi hoje obtido acordo entre o Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia (UE) para aprovar um carregador comum para os dispositivos eletrónicos. A partir de 2024, telemóveis, tablets e câmaras deverão ter o mesmo tipo de carregador (USB-C) e, a partir de 2025, também os computadores portáteis. Os consumidores deixarão de ser obrigados a comprar um novo carregador sempre que adquirirem um novo aparelho. Tudo isto foi possível alcançar dado o empenho do Grupo S&D que negociou a decisão do lado do Parlamento Europeu com a Comissão Europeia e o Conselho da UE. As novas regras são um passo importante, para reduzir o lixo eletrónico e o desperdício.

Maria Manuel Leitão Marques, Vice-presidente da Comissão do Mercado Interno e Proteção dos Consumidores (IMCO) afirma:

"O acordo obtido hoje é uma grande vitória para os consumidores europeus, livrando-nos do incómodo de ter um carregador diferente para cada dispositivo, contribuindo também para a sustentabilidade, uma vez que se reduzirão muitos milhões de toneladas de lixo eletrónico. Dentro de dois anos, o tempo para as empresas se adaptarem, o USB Type-C vai ser o cabo que nos irá acompanhar para carregar qualquer um dos nossos aparelhos, entre telemóveis, tablets e câmaras.

O meu grupo político teve um papel muito importante ao alargar o âmbito dos dispositivos abrangidos pelas novas regras para um carregador comum. O resultado do acordo fechado hoje incluirá agora telemóveis e dispositivos similares, como tablets, câmaras digitais, auscultadores e auriculares, consolas de videojogos portáteis e altifalantes portáteis que são recarregados através de um cabo com fio. Será certamente mais fácil fazer uma mala para ir de viagem a partir de 2024."

Voltar a Comunicados de Imprensa