Carlos Zorrinho participa na Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Organização dos Países de África, Caraíbas e Pacifico

09.12.2022

O Presidente da Delegação do Parlamento Europeu à Assembleia Parlamentar Conjunta ACP-UE, Carlos Zorrinho, foi convidado a participar nos trabalhos da 10 ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Organização dos Países de Africa, Caraíbas e Pacifico, que decorre até ao próximo dia 10 de dezembro em Luanda.

Carlos Zorrinho, Presidente da Delegação do Parlamento Europeu à Assembleia Parlamentar Conjunta ACP-UE afirma:  

"Sem qualquer limitação que não seja a da vontade das partes, a parceria ACP e a UE, que também é uma parceria, são aliados naturais. Aliados num processo que não aceita hegemonias políticas, económicas ou culturais de nenhum dos lados e respeita em absoluto a soberania dos povos.

Tenho a profunda convicção que a parceria ACP/UE se vai continuar a aprofundar num novo patamar de parceria entre iguais, porque todos temos a ganhar com isso."

Contexto:

Sob o lema “Três Continentes, três Oceanos, um destino idêntico, construindo uma Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico resiliente e sustentável”, a 10.ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Organização dos Países de Africa, Caraíbas e Pacifico aponta o seu foco para as questões da paz, segurança, desenvolvimento e direitos humanos.

Oriundos dos três continentes, 79 Estados-membros participam na cimeira, que será a primeira a realizar-se depois da transformação do Grupo ACP em organização internacional, e cuja presidência foi assumida por Angola.

Gabinete do deputado Carlos Zorrinho

Voltar a Comunicados de Imprensa