Carlos Zorrinho intervém no Fórum Humanitário Europeu em Bruxelas

20.03.2023

Na qualidade de Relator Permanente para a Ajuda Humanitária da Comissão de Desenvolvimento do Parlamento Europeu, a convite do Comissário com o portfolio da Gestão de Crises, Janez Lenar?i?, e do Ministro Sueco da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e Comércio Exterior, Joahan Forssell, Carlos Zorrinho participa a 21 de março em Bruxelas, como orador, no Fórum Humanitário Europeu, no painel “Fugir para sobreviver: deslocamento forçado na América Latina e nas Caraíbas".

A segunda edição do Fórum Humanitário Europeu terá lugar de segunda-feira, 20 de março, a terça-feira, 21 de março, e decorrerá no Centro de Conferências EGG em Bruxelas. O evento, coorganizado pela Comissão Europeia (DG ECHO) e pela Suécia no âmbito da sua Presidência do Conselho da União Europeia, acontece no contexto do aumento acentuado das necessidades humanitárias e da alteração das realidades geopolíticas.

Carlos Zorrinho afirma:

"O Fórum Humanitário Europeu ocorre num momento em que as necessidades de ajuda humanitária são maiores que nunca, com uma em cada 23 pessoas no planeta a necessitar de ajuda de emergência, em resultado do aumento da ocorrência cruzada de catástrofes e conflitos políticos e sociais. O deficit crescente de financiamento e o agravamento dos riscos de intervenção, exigem da comunidade internacional e da União Europeia em particular uma resposta mais forte e integrada, envolvendo todos os agentes no terreno e aproveitando a sua experiência e conhecimento. Aumentar o financiamento e melhorar as condições de resiliência das populações são prioridades fundamentais para uma resposta imediata à crise humanitária."

Outras informações:

Programa do Fórum Humanitário Europeu

https://europeanhumanitarianforum.eu/agenda/

Oradores e moderadores do Fórum

https://europeanhumanitarianforum.eu/speakers/

Fórum Humanitário Europeu 2023

https://europeanhumanitarianforum.eu/

Gabinete do deputado Carlos Zorrinho

Voltar a Comunicados de Imprensa