2035 sem novos carros poluentes nas estradas

08.06.2022

O regulamento que impõe metas para emissões de dióxido de carbono em automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros novos no mercado foi aprovado hoje no Parlamento Europeu. As normas de desempenho em matéria de emissões de CO2 destes veículos promovem o objetivo de emissões zero em 2035 e garantem o financiamento para mitigar o impacto económico negativo da transição.

Sara Cerdas, negociadora do Grupo dos Socialistas e Democratas (S&D) para o relatório "Normas de desempenho em matéria de emissões de CO2 dos automóveis de passageiros e dos veículos comerciais ligeiros" afirma:

"É necessário que os fabricantes de automóveis cumpram progressivamente uma série de metas que visam reduzir as emissões de CO2, com o objetivo final de reduzir as emissões em 100% em 2035 - isto significa que a partir de 2035 não teremos mais novos carros e carrinhas poluentes nas estradas.

Este novo sistema de mobilidade proporcionará vários ganhos em termos de saúde, a redução da poluição do ar, a sobrevivência do nosso planeta e a proteção das futuras gerações. Temos uma posição ambiciosa do Parlamento que incentiva mais ação e reforça a dimensão social, em consonância com os nossos compromissos climáticos na Lei do Clima e no Acordo de Paris."

Voltar a Comunicados de Imprensa