A Europa das Migrações, com António Vitorino

A Europa das Migrações, com António Vitorino 14.01.2022

Esta semana no podcast #EsefalássemosdaEuropa? a deputada Margarida Marques fala com António Vitorino, Diretor Geral da Organização Internacional para as Migrações. Migrações, alterações climáticas, Tratado de Lisboa e futuro da Europa são temas de conversa. Pode ver e ouvir aqui

 

 

Timmermans assegura especial atenção às RUP na transição verde dos transportes

Timmermans assegura especial atenção às RUP na transição verde dos transportes 13.01.2022

Frans Timmermans, vice-presidente da Comissão Europeia, assegurou na Comissão de Transportes e Turismo do Parlamento Europeu, que será dedicada uma atenção especial às regiões ultraperiféricas (RUP), uma vez que “têm necessidades especiais”, nas propostas legislativas do pacote «Fit for 55» que visam descarbonizar o setor dos transportes.   Sara Cerdas, na reunião da Comissão, frisou ao vice-presidente da Comissão Europeia a importância de não esquecer as especificidades das regiões ultraperiféricas e de garantir a sua conectividade com a placa continental, considerando que estas regiões “estão mais dependentes do transporte marítimo e aéreo e que são os setores de mais difícil descarbonização”.

 

 

Nota de pesar pela morte do Presidente do Parlamento Europeu

Nota de pesar pela morte do Presidente do Parlamento Europeu 11.01.2022

Bruxelas, 11/janeiro/2022 – A morte de David Sassoli é uma notícia triste que lamentamos, de um homem que liderou o Parlamento Europeu num momento difícil e em que foi capaz de mobilizar uma resposta solidária e comprometida à pandemia,  no plano sanitário, económico e social. É um líder que deixa obra feita e saudades a todos os que com ele privaram.

 

 

Contrariar os altos índices de pobreza na Madeira

Contrariar os altos índices de pobreza na Madeira 07.01.2022

Sara Cerdas considera que o inquérito às condições de vida e rendimento em 2021 revela a necessidade de contrariar e aliar as estratégias da União Europeia e do Governo da República e “devem representar uma prioridade a nível regional, através de políticas e ações concretas que visem esbater” o risco de pobreza dos madeirenses. De acordo com o inquérito às condições de vida e rendimento (ICOR), realizado em 2021 sobre rendimentos do ano anterior, 18,4% das pessoas em Portugal estavam em risco de pobreza em 2020, mas foi a Madeira a região que apresentou a maior percentagem de habitantes em risco de pobreza no país - 24,2% (seguindo-se os Açores).

 

 

2022 Ano Europeu e Inclusivo da Juventude

2022 Ano Europeu e Inclusivo da Juventude 16.12.2021

O Ano Europeu da Juventude em 2022 não pode esquecer a integração dos jovens das regiões ultraperiféricas e deve dar especial atenção às suas necessidades, considerando que estão deslocados da plataforma continental e, em consequência, têm custos adicionais de deslocação, nomeadamente para integrarem iniciativas, conferências e eventos. Sara Cerda deixa o alerta e destaca que “deve ser dada especial atenção aos jovens provenientes das regiões ultraperiféricas, que muitas vezes são afetados de forma desigual, seja nos custos das viagens, na procura de casa ou no acesso a variadas ações educativas, mais presentes nas áreas urbanas.” A juventude representa “o futuro do projeto europeu e, por tal, devemos garantir a livre circulação potenciadora do aumento de conhecimentos e da partilha de culturas.