Conversas Vadias: As migrações e o Comité 3 de Outubro de Lampedusa

Conversas Vadias: As migrações e o Comité 3 de Outubro de Lampedusa 07.12.2023

O convidado deste episódio das “Conversas Vadias” é Fernando Chironda, secretário-geral do Comité 3 de Outubro, uma organização sem fins lucrativos que cofundou e que surgiu após a tragédia de 3 de outubro de 2013, em Lampedusa, na qual 368 migrantes morreram. Uma conversa sobre os movimentos migratórios que chegam à Europa, a necessidade de acolhimento e integração das pessoas que procuram o continente europeu e as políticas dos Estados-membros da União Europeia.

 

 

Brinquedos mais seguros

Brinquedos mais seguros 06.12.2023

O regulamento sobre a segurança dos brinquedos está em fase de revisão no Parlamento Europeu. Sara Cerdas, negociadora principal, afirma que a União Europeia pretende reforçar a segurança dos brinquedos, ao harmonizar normas e requisitos relacionados à produção e comercialização de brinquedos em todos os Estados-Membros, com ênfase na proteção da saúde das crianças.

 

 

A Europa Criativa, com Sara Machado

A Europa Criativa, com Sara Machado 01.12.2023

Esta semana no podcast "E se falássemos da Europa?" a deputada Margarida Marques convida Sara Machado. Uma conversa sobre a Europa Criativa, programa europeu destinado a financiar os sectores cultural e criativo.

 

 

Comissão para o Comércio Internacional aprova parecer sobre Portos Europeus

Comissão para o Comércio Internacional aprova parecer sobre Portos Europeus 28.11.2023

A Comissão do Comércio Internacional do Parlamento Europeu aprovou por unanimidade um parecer sobre uma Estratégia Europeia para os Portos. A deputada Margarida Marques foi a relatora pelo Grupo dos Socialistas e Democratas (S&D).

 

 

Como construir uma estratégia inovadora para a ajuda humanitária

Como construir uma estratégia inovadora para a ajuda humanitária 24.11.2023

O relatório "Estratégia inovadora para a ajuda humanitária: as crises atuais e esquecidas em foco" de Carlos Zorrinho, foi aprovado por larga maioria, com 77% dos votos a favor, 17% de abstenções e 6% contra. A estratégia aprovada pelo plenário do Parlamento Europeu propõe a mobilização de novos financiamentos, o aproveitamento do triplo nexus entre paz, desenvolvimento e ajuda humanitária, a promoção da justiça climática, a abordagem centrada nas pessoas e nas respostas de proximidade, bem como a criação de melhores condições para os agentes humanitários.