N.º 1 - 1 de Outubro de 2004

   

Bem vindo ao novo InfoEuropa

Bem vindo ao novo boletim informativo dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu, o InfoEuropa. "Todas as semanas as breves da semana europeia", é o que lhe pretendemos trazer com esta publicação, que irá informar sobre o que de mais relevante se passa no Parlamento Europeu, dar nota das iniciativas e do trabalho dos eurodeputados do PS e abordar os principais temas da actualidade política da União Europeia. O nosso objectivo é aproximar cada vez mais quem nos lê de uma realidade que é de todos, mas que importa ser ainda mais conhecida. O InfoEuropa será distribuído via email, pelo que desde já agradecemos a sua inscrição na base de endereços da nossa página da Internet, onde poderá igualmente deixar sugestões, manifestar os seus pontos de vista ou colocar as suas questões. A ideia de mais e melhor Europa depende de uma maior ligação dela própria aos cidadãos, mas também do interesse e da participação de cada um. Com o InfoEuropa, apostaremos num contacto permanente e directo com todos aqueles que representamos no Parlamento Europeu.

   

Eurodeputados socialistas em lugares chave do Parlamento Europeu

Vários eurodeputados do PS ocupam lugares de destaque na estrutura organizativa do PE para a nova legislatura (2004-2009). António Costa é Vice-Presidente do Parlamento (o único português), com os pelouros da coordenação do período de perguntas à Comissão Europeia e ao Conselho e as relações parlamentares multilaterais. Ana Gomes é Vice-Presidente e coordenadora do Grupo Socialista  para a Subcomissão Parlamentar da Segurança e Defesa e Edite Estrela a primeira Vice-Presidente da Comissão Parlamentar dos Direitos da Mulher. Para além de chefiar a Delegação Interparlamentar para as Relações com a NATO, Paulo Casaca é ainda coordenador do Grupo Socialista na área do Controlo Orçamental. Jamila Madeira é, por sua vez, Vice-Presidente da Delegação do PE à Assembleia Parlamentar Euro-Mediterrânica.

   
   
   

Socialistas Portugueses questionam Comissários indigitados

As prioridades políticas dos Comissários indigitados para as pastas da Política Regional e do Emprego e Assuntos Sociais foram esta semana questionadas pelos Deputados Emanuel Jardim Fernandes, Jamila Madeira e Edite Estrela. No âmbito da audição da Sra. Danuta Hübner (Polónia) junto da Comissão do Desenvolvimento Regional do PE, Jardim Fernandes inquiriu se a provável responsável por esta área no futuro elenco da Comissão Europeia se irá empenhar "na aplicação das orientações estratégicas para o desenvolvimento das Regiões Ultraperiféricas, baseadas na convergência, competitividade e acessibilidade", bem como "no apoio à acção de compensação de sobrecustos decorrentes dos condicionalismos específicos destas Regiões". Jamila Madeira confrontou a mesma candidata a Comissária com a necessidade da utilização de outros critérios de avaliação do desenvolvimento das regiões da UE “que não apenas os da riqueza média”, apontando os exemplos do Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas e da articulação de referências como ”a riqueza produzida, o conhecimento, a educação, a saúde e a qualidade de vida”. Já na audição conjunta das Comissões Parlamentares dos Assuntos Sociais e da Igualdade dos Géneros ao Sr. Vladimír Stidla (Rep. Checa), comissário indigitado para estes dois pelouros, Edite Estrela quis saber “como irão ser utilizados os fundos estruturais para a promoção da igualdade de oportunidades” entre mulheres e homens na União.

   

António Costa representou Parlamento Europeu em reunião da União Interparlamentar

Na qualidade de Vice-Presidente do Parlamento Europeu, o Deputado António Costa participou esta semana, em Genebra, na 111ª Assembleia da União Interparlamentar, organização internacional que congrega representantes de parlamentos de todo o mundo. Durante os quatro dias de reunião magna foram abordados temas como a situação no Iraque e o papel dos parlamentos no reforço dos mecanismos multilaterais de não proliferação de armas e na adopção de medidas a favor da preservação da biodiversidade.

   

XIV Congresso Nacional do PS

A Delegação Portuguesa do Grupo Socialista no Parlamento Europeu participa este fim de semana no XIV Congresso Nacional do Partido Socialista, a ter lugar em Guimarães. Visite-nos no nosso stand de apresentação (no interior do Pavilhão Multiusos), onde poderá obter todas as informações sobre o que fazem, onde estão, como se organizam e como se contactam os doze Deputados Socialistas Portugueses ao Parlamento Europeu.