23 de abril de 2021
 

O Parlamento Europeu, o Conselho (sob presidência portuguesa) e a Comissão concluíram esta semana as negociações relativas à primeira Lei Europeia do Clima. É uma excelente notícia. No essencial, o caminho para atingir a neutralidade carbónica em 2050 ganha força de Lei. É agora essencial criarmos as condições para que esse percurso não seja conseguida à custa de uma crise social de grandes proporções. Essa é a nossa próxima tarefa.

Pedro Marques

Twitter Facebook

Na União Europeia, as mulheres ganham em média 16% menos do que os homens. Este valor tem vindo a diminuir, mas ao ritmo atual esta desigualdade salarial só desaparecerá no próximo século. Estamos a discutir uma proposta da Comissão Europeia que obrigaria as empresas a serem mais transparentes sobre a remuneração dos seus trabalhadores, permitindo identificar situações de discriminação. Talvez assim um século se reduza a uma década.

Maria Manuel Leitão Marques

Twitter Facebook

O Grupo Socialista no Parlamento Europeu lançou esta semana a sua própria plataforma online para recolher e discutir as ideias e propostas dos cidadãos no âmbito da Conferência para o Futuro da Europa. Além de estimular a participação dos cidadãos, os socialistas querem assim abrir ao público o debate sobre as posições políticas a defender nesta Conferência. É mais uma iniciativa integrada na campanha #Progressives4Europe e mais uma oportunidade de participação a não perder.

Pedro Silva Pereira

Twitter Facebook

Ainda os 48 anos do PS e a Democracia

Foi em Bad Münstereifel que foi fundado formalmente o PS. Em 1973. Com duas posições diferenciadas. Em geral, os delegados do exterior a quererem a formação do partido, os do interior contra a institucionalização da luta política na criação de um partido político. Prevaleceu, felizmente, a primeira, graças à determinação de Mário Soares e outros. Para quem tem a ideia do que era ser um militante da oposição à ditadura, pode sentir bem o que a fundação do PS naquele momento representou como um ato de coragem. Um ato de coragem, como o foi a luta politica do PS após o 25 de Abril, em defesa da liberdade, em defesa da democracia.

Fundado formalmente na Alemanha. Com o apoio do SPD. Com os mesmos valores. Com a vontade política de construir sociedades democráticas e livres. Não podemos separar a comemoração de abril e a comemoração do aniversário do PS da defesa da democracia, sobretudo quando assistimos a um crescendo de movimentos antidemocráticos, a começar pela AfD (Alternativa para a Alemanha). A luta pela democracia é e será uma luta de sempre.

Margarida Marques

Twitter Facebook

Estima-se que 59% da população adulta é pré-obesa ou obesa.

Estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OECD)

 

Esta semana lançámos o Grupo de Interesse do Parlamento Europeu sobre Obesidade e Resiliência dos Sistemas de Saúde, do qual assumo a vice-presidência. Embora a União Europeia tenha classificado oficialmente a obesidade como uma doença crónica, ainda não há sinais de medidas implementadas para garantir que as estratégias refletem esse progresso. É hora de agir!

Sara Cerdas

Twitter Facebook

No passado fim de semana foram vacinados em Portugal cerca de 180 000 professores e funcionários das escolas. Este facto ilustra como paulatinamente Portugal e a União Europeia têm vindo a aumentar a capacidade de vacinação e a criar condições para que a meta de vacinar 70% dos adultos até ao final do verão seja atingida ou mesmo melhorada de forma criteriosa em termos de segurança, cooperação e de seleção de grupos prioritários, permitindo desta forma que a imunidade de grupo seja atingida com solidez e tão cedo quanto possível.

Carlos Zorrinho

Twitter Facebook

Foi apresentada a plataforma digital que irá permitir a todos os cidadãos europeus discutir a Europa e contribuir para a Conferência sobre o Futuro da Europa. É a primeira vez que algo deste género acontece, dando a possibilidade a todos de poderem participar neste debate. O processo terá início no próximo dia 9 de maio, com todo o simbolismo ligado a este ser o dia da Europa. Depois de no último ano todos termos passado pelas dificuldades de uma pandemia que ainda perdura, este é o momento de começar a construir o nosso futuro. Apelo por isso à participação neste projeto para o qual estamos todos convocados.

Isabel Santos

Twitter Facebook

Epidemias e Sociedade - Da Peste Negra ao Presente, Frank M. Snowden, Edições 70

Um livro muito interessante de Frank M. Snowden, professor de História da Medicina na Universidade norte-americana de Yale. É fascinante ver como muitos dos problemas relacionados com a pandemia que estamos a viver são similares com aqueles que os povos e os Estados enfrentaram há séculos atrás. É um livro denso, com quase 700 páginas, mas muito interessante. Apenas um reparo: a qualidade da tradução é simplesmente deplorável, indigna de uma editora responsável como são as Edições Setenta. Para quem se sentir habilitado recomendo vivamente a leitura na versão original, em inglês.

Manuel Pizarro

Twitter Facebook

Se não conseguir visualizar correctamente este email clique aqui

Para mais informações consulte a página dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu: http://www.pseuropa.pt/web/
Para remover o seu email desta mailling list por favor clique aqui