O Parlamento Europeu aprovou o novo programa europeu para a saúde, o “EU4Health”. Irá intervir em domínios onde a UE pode complementar as políticas dos Estados-membros. Terá um orçamento de 5,1 mil milhões de euros até 2027, valor que o Parlamento Europeu exigiu, conseguindo triplicar o montante proposto pelos líderes europeus durante as negociações do Orçamento da UE. Reforçar os sistemas de saúde, apoiar os países para assegurar uma maior coordenação, tornar os medicamentos e os dispositivos médicos mais acessíveis e baratos são alguns dos objetivos do programa. Um importante passo para avançar para uma União Europeia para a Saúde.

Margarida Marques

Twitter Facebook

Esta quarta feira, durante a sessão plenária, as três instituições da União Europeia - Parlamento Europeu, Comissão Europeia e Conselho da UE - assinaram uma declaração conjunta que visa dar início à preparação da Conferência sobre o Futuro da Europa. Um momento histórico e importante, que representa o compromisso das instituições em enfrentar os desafios antigos, novos e futuros e dar voz aos cidadãos europeus, através uma abordagem inclusiva, aberta e transparente.

Sara Cerdas

Twitter Facebook

Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, os Socialistas e Democratas (S&D) promoveram múltiplas atividades, dando visibilidade e força à sua agenda progressista pela igualdade de géneros e pela defesa dos direitos das mulheres. Neste vídeo o Grupo S&D sintetizou o seu compromisso com essa agenda. Numa ação inovadora de sensibilização, o S&D criou também na plataforma Spotify uma playlist musical dedicada a todas as mulheres europeias, que inclui a canção de Salvador Sobral "Amar pelos dois".

Carlos Zorrinho

Twitter Facebook

O Futuro da Europa

Foi assinada esta semana a declaração conjunta que permite dar início à Conferência sobre o Futuro da Europa. O Primeiro-ministro de Portugal, António Costa, assinou a declaração como Presidente do Conselho da União Europeia e, juntamente com Ursula von Der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, e David Sassoli, Presidente do Parlamento Europeu, marcaram desta forma solene o momento de arranque da Conferência. Os trabalhos terão início em maio e é importante destacar que, embora a proposta para realizar a Conferência sobre o Futuro da Europa tenha sido feita antes do início da pandemia, o último ano veio demonstrar que é necessário cada vez mais fazer avançar o projeto europeu e fornecer-lhe as ferramentas necessárias para que possa vingar num mundo moderno e diverso onde os cidadãos europeus esperam e merecem ser parte ativa das soluções para futuro.

O desbloquear do início da Conferência foi uma grande vitória da Presidência Portuguesa do Conselho da UE, que desde o início do seu mandato tornou claro que este era um dos seus principais objetivos. Mais uma vez Portugal, e um governo socialista, desempenham um papel decisivo no avançar do projeto europeu.

Isabel Santos

Twitter Facebook

"Não tenho dúvida nenhuma de que esta crise foi o maior atestado de falhanço das visões neoliberais."

 António Costa, Primeiro-ministro, entrevista ao Público, 04/03/2021


A crença de que o Estado social é um fardo que inibe a iniciativa privada e dá azo ao comodismo e à dependência é uma crença perigosa. Pelo contrário, um Estado social robusto e atuante funciona como um dique que, como se vê na atual crise pandémica, procura resguardar quer os trabalhadores, quer as empresas. Mais do que isso, perante crises desta magnitude também os privados olham na direção do Estado em busca do seu estímulo e da sua intervenção para reerguer a economia. No fim de contas, sempre que o Estado encolhe todos saem a perder: os que menos têm e os outros.

Manuel Pizarro

Twitter Facebook

Do silêncio desta imagem, emana a força vibrante daquilo que ela e nela se celebra: o verdadeiro diálogo. Aquele em que se fala, mas também se escuta. O encontro no Iraque entre o Papa Francisco, líder da Igreja Católica, e o Ayatola Ali Al-Sistani, líder supremo do ramo Xiita do Islão, é exemplo do diálogo que esclarece e aproxima, do diálogo que convoca todos os de boa vontade para erguer as pontes que levam a caminhos de Paz, de Amor ao próximo, e onde "o terrorismo e a morte nunca têm a última palavra".

Isabel Estrada Carvalhais

Twitter Facebook

Portugal multicultural. É o que nós somos. Auriol Dongmo, Patrícia Mamona e Pablo Pichardo. São campeões da Europa em três disciplinas técnicas de atletismo e são os protagonistas deste vídeo. São a prova de um Portugal multicultural que nos emociona e arrepia, e de que nos orgulhamos. É isto que nós somos.

Pedro Marques

Twitter Facebook

Mulheres Invisíveis - Como os dados configuram o mundo feito para os homens, de Caroline Criado Perez, Relógio de Água

Esta foi a minha grande escolha deste 8 de março. Além da segurança dos automóveis ser desenhada para corpos masculinos, há muitos outros exemplos, no local de trabalho e no exercício de cargos políticos. "Num mundo apto a funcionar para todos, precisamos da presença de mulheres."

Maria Manuel Leitão Marques

Twitter Facebook

Se não conseguir visualizar correctamente este email clique aqui

Para mais informações consulte a página dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu: http://www.pseuropa.pt/web/
Para remover o seu email desta mailling list por favor clique aqui