09 de outubro de 2020
 

Esta foi semana de reunião do plenário do Parlamento Europeu, em Bruxelas. Em debate, as grandes questões da agenda política europeia. Na minha intervenção, já como relator do Parlamento para a implementação do Acordo do Brexit, manifestei total apoio à iniciativa da Comissão de abrir um processo contra o Reino Unido por violação do Acordo de Saída e deixei uma mensagem clara: um acordo ambicioso para a relação económica futura com o Reino Unido tem de garantir condições justas de concorrência e uma cláusula de não retrocesso nos nossos padrões de proteção ambiental, social e laboral.

Pedro Silva Pereira

Twitter Facebook

A Comissão Europeia lançou esta semana um novo plano para 10 anos para apoiarem a comunidade cigana. Com recomendações e metas para os Estados-membros. Temos de elogiar este plano numa Europa que tem como lema “Unida na Diversidade”. Os ciganos são a maior minoria na Europa e continuam a ser discriminados. Os números estão aí e não deixam dúvidas: 85% das crianças ciganas estão em risco de pobreza e 62% dos jovens não estudam ou trabalham.

Margarida Marques

Twitter Facebook

Esta semana, em plenário, foi aprovada a Lei do Clima. Pela primeira vez, a legislação da União Europeia consagra o objetivo climático a longo prazo para alcançar a neutralidade climática até 2050 e o nível de ambição para a redução das emissões até 2030, em 60%. O S&D foi o primeiro grupo político a apresentar uma posição forte para garantir que a União Europeia pudesse contar com uma legislação climática ambiciosa, progressista e realista, onde ninguém é deixado para trás.

Sara Cerdas

Twitter Facebook

Tempo de Decisões

Embora seja sempre possível fazer melhor, poucos acreditaram que a União Europeia fosse capaz de ir tão longe na robustez com que respondeu de forma solidária e coordenada aos impactos sanitários, económicos e sociais da pandemia. A coordenação e a solidariedade são agora ainda mais necessárias para negociar e por em prática um pacote de políticas e de meios, combinando programas comunitários e programas nacionais financiados com recursos comuns, para responder de forma ágil, flexível e atempada aos desafios de recuperação e modernização que a União enfrenta.

Esta foi mais uma semana intensa de preparação do Parlamento, da Comissão e do Conselho Europeu para que um acordo global sobre o financiamento da UE para “amanhã” e para a próxima década, seja alcançado quanto antes. Vivemos um tempo de decisões onde os líderes e as lideranças se revelam. O Parlamento Europeu continua ativamente do lado da solução.

Carlos Zorrinho

Twitter Facebook

"A Albânia fez progressos decisivos e está perto de cumprir todas as condições necessárias antes da primeira Conferência Inter-governamental."
Oliver Várhelyi, Comissário Europeu para a Vizinhança e o Alargamento

Foram apresentados esta semana os relatórios sobre o Pacote do Alargamento. Como relatora do Parlamento Europeu para a Albânia, saúdo os progressos registados no país e as palavras do Comissário que transmitem uma perspectiva positiva, tão importante para que o povo albanês continue a fazer todas as reformas necessárias para continuarem no caminho da adesão e acima de tudo para a modernização do país e a melhoria das suas condições de vida.

Isabel Santos

Twitter Facebook

Um numeroso grupo de deputados socialistas europeus (principalmente portugueses, espanhois e franceses), manifestou oposição frontal à proposta da Comissão Europeia para diminuir a dotação financeira do POSEI, um mecanismo de financiamento comunitário que apoia a exportação de produtos agrícolas e pesqueiros das regiões ultra periféricas da Europa. Os Açores e a e a Madeira serão gravemente prejudicados. Se esse corte for concretizado, tal configura uma quebra de solidariedade e um desrespeito pelo princípio da discriminação positiva destas regiões, previsto nos tratados europeus.

Manuel Pizarro

Twitter Facebook

O movimento “Unidos contra o desperdício” alerta para o problema do desperdício alimentar. Numa altura em que as Nações Unidas instituem pela primeira vez o “Dia Mundial para a Consciencialização para as perdas e o Desperdício Alimentar”, é importante continuar a dar toda a força a esta causa, que é de todos e para todos! É neste tipo de iniciativas inclusivas e educativas que podemos chamar a atenção da sociedade para a necessidade de consumo moderado, responsável e sustentável, para bem de todos nós.

Isabel Estrada Carvalhais

Twitter Facebook

Lords of Finance: The Bankers Who Broke the World, Liaquat Ahamed, Penguin Press

O Lords of Finance conta-nos a história real de como as ações e omissões de quatro banqueiros centrais contribuíram para a maior crise do século XX, levando milhões à miséria e moldando o curso da história. Ao compreender o papel que os bancos centrais e os seus líderes desempenham nas grandes crises, percebemos melhor a importância de Mário Draghi, que salvou o euro, ou de Christine Lagarde, que conduz o BCE na resposta à atual crise.

Pedro Marques

Twitter Facebook

Se não conseguir visualizar correctamente este email clique aqui

Para mais informações consulte a página dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu: http://www.pseuropa.pt/web/
Para remover o seu email desta mailling list por favor clique aqui