11 de setembro de 2020
 

Participei numa conferência do Bundestag sobre o futuro da saúde no panorama da União Euroepia, a qual reuniu os presidentes das comissões de saúde dos vários parlamentos nacionais e alguns eurodeputados com ligação à medicina e especiais responsabilidades nesta área. A iniciativa foi pretexto para uma reflexão sobre as lições a tirar da resposta europeia à pandemia. Defendi uma verdadeira União Europeia para a saúde e critiquei o corte drástico na verba inicialmente proposta para o programa EU4Health.

Manuel Pizarro

Twitter Facebook

Os trabalhadores migrantes e refugiados são cada vez mais relevantes no mercado laboral, em particular na produção agrícola e nas cadeias de distribuição alimentar da União Europeia, e no seu contributo em tempo de pandemia. Contudo, permanecem expostos às crises, ao racismo, à xenofobia e a trabalho sem direitos. Por isso, a Comissão Europeia e os parceiros económicos e sociais renovaram o compromisso numa abordagem multilareal que promova a sua integração num reconhecimento dos benefícios que trazem para a sociedade europeia em geral.

Isabel Estrada Carvalhais

Twitter Facebook

O roadmap para a justiça fiscal aprovado pelo S&D identifica as propostas do nosso grupo político para a fiscalidade na União Europeia. Eliminar os paraísos fiscais dentro da União Europeia, dar uma luta sem tréguas à fraude, evasão e elisão fiscal, e criar um imposto sobre grandes fortunas a nível europeu são algumas das batalhas que travaremos na nova subcomissão responsável pela fiscalidade, para a qual foi eleito coordenador do S&D.

Pedro Marques

Twitter Facebook

Competir de igual para igual

A propósito da audição do Presidente do Agência Executiva do Conselho Europeu de Investigação (ERC, na sigla em inglês), tenho reflectido sobre a distribuição das bolsas ERC na Europa. 53% das starting grants 2020, que premeiam cientistas em início de carreira, foram para projetos em 4 países: Alemanha, Holanda, Reino Unido e França. É preciso fazer mais pelos cientistas excelentes dos países com menos recursos para competirem de igual para igual com os mais privilegiados.

Nem todos têm acesso a vencedores prévios, a laboratórios de topo, a gabinetes para preparar as candidaturas ou simplesmente à dimensão das maiores universidades do centro da Europa. Enquanto essas desigualdades se mantêm, não é a excelência a decidir. Saem prejudicados jovens cientistas de excelência de países com menos recursos, e sai prejudicada a capacidade da Europa competir no mundo. As infraestruturas digitais devem servir para fazer equipas com excelentes que trabalham em locais distantes.

Maria Manuel Leitão Marques

Twitter Facebook

“This does break international law”

Brandon Lewis, Secretário para a Irlanda do Norte

Foi com esta desfaçatez que confessou na Câmara dos Comuns que Boris Johnson pretende aprovar uma lei que viola o Acordo de Saída celebrado com a União Europeia, incluindo o compromisso de assegurar no Mar da Irlanda os controlos aduaneiros necessários para dispensar a reposição de uma fronteira rígida entre as duas Irlandas (uma importante conquista do processo de paz). Esta inaceitável provocação, a manter-se, mina fatalmente as negociações em curso: a UE não pode fazer um segundo acordo com quem diz que não vai cumprir o primeiro.

Pedro Silva Pereira

Twitter Facebook

Esta foto captada esta semana, em Moria, na Grécia, vale por muitas palavras e por muitas declarações. Um incêndio num campo de refugiados deixou 13 mil cidadãos desalojados. É urgente que a solidariedade europeia avance para apoiar estas pessoas que se encontram no maior campo de refugiados na Europa. O maior e o que tem as piores condições.

Margarida Marques

Twitter Facebook

Ursula von der Leyen anunciou uma pequena reorganização do Colégio, na sequência da demissão do Comissário Hogan. Mairead McGuinness foi nomeada para o cargo de Comissária Europeia com a pasta dos serviços financeiros, estabilidade financeira e União dos Mercados de Capitais. Este é um sinal positivo por parte da Presidente no compromisso assumido de garantir a paridade de género, uma bandeira igualmente evocada pelo nosso grupo político. Seguir-se-á a audição no Parlamento Europeu.

Sara Cerdas

Twitter Facebook

Democracia Manipulada, Martin Moore, Almedina

Num tempo em que o mundo assiste ansioso ao aproximar das eleições presidenciais americanas, determinantes para o futuro coletivo da humanidade e se assiste a um tremendo exercício de manipulação protagonizado, em particular pela candidatura de Donald Trump, e em que o Parlamento Europeu acabou de constituir uma comissão eventual para combater os fenómenos da desinformação, este livro constitui um importante alerta para os novos desafios que a democracia enfrenta com a aceleração tecnológica e o uso negativo que dela pode ser feito.

Carlos Zorrinho

Twitter Facebook

Se não conseguir visualizar correctamente este email clique aqui

Para mais informações consulte a página dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu: http://www.pseuropa.pt/web/
Para remover o seu email desta mailling list por favor clique aqui