05 de junho de 2020
 

Questionei o Comissário do Orçamento, Johannes Hahn, na sua audição na Comissão de Agricultura, sobre a manutenção da dotação do programa POSEI na nova proposta da Comissão Europeia para o QFP, lembrando o compromisso feito pelos seus antecessores de não reduzir o financiamento do programa. Esta semana decorreu ainda a reunião final de relatores para o parecer da Comissão de Agricultura sobre o regulamento do Fundo para a Transição Justa, do qual sou relatora. Participei ainda na reunião da Aliança Parlamentar Europeia contra a Fome e a Desnutrição promovida pela FAO.

Isabel Estrada Carvalhais

Twitter Facebook

Esteve mal a Comissão Europeia, esta semana, ao classificar a COVID-19 como tendo apenas um nível de risco médio para os trabalhadores. Perante o maior desafio de saúde pública que jamais vivemos e quando já se perderam centenas de milhares de vidas, esta classificação parece menorizar a dimensão e os riscos da pandemia. Revela, ainda, uma grande insensibilidade perante os riscos que correm os que corajosamente estão na linha da frente de combate a este vírus.

Pedro Marques

Twitter Facebook

No Grupo S&D está em discussão a recuperação do Turismo, que não é uma indústria que se feche num dia e se abra no outro. A recuperação depende até mais da confiança do que do rendimento das pessoas. O efeito dela não é apenas económico. Do turismo depende também a preservação do património cultural e natural. Precisamos, por isso, de medidas imediatas para assegurar a liquidez das empresas, proteger o emprego e os consumidores, e de um plano estratégico, criativo, que projete o futuro de um turismo mais sustentável.

Maria Manuel Leitão Marques

Twitter Facebook

Mais 600 mil milhões do BCE

A resposta europeia à atual crise da Covid-19 ganha de forma cada vez mais clara na comparação com a desastrada resposta austeritária à crise financeira. Depois da Comissão Europeia ter apresentado uma corajosa proposta de instrumentos financeiros para recuperar a economia, o Banco Central Europeu (BCE) anunciou esta semana um importante reforço da sua política monetária expansionista, acrescentando mais 600 mil milhões de euros ao programa de compra de ativos.

Assim, os estímulos à economia avançados pelo BCE ascendem já a 1350 mil milhões de euros e somam-se a várias outras medidas não menos importantes. Além de responder com firmeza às resistências do Tribunal Constitucional alemão, o BCE tem tido a lucidez de dar uma resposta à altura das circunstâncias desta crise, afastando o cenário catastrófico de uma segunda crise europeia das dívidas soberanas no espaço de uma década. Não é pouco.

Pedro Silva Pereira

Twitter Facebook

"This is Europe's moment. Together, let's build a green, digital and resilient future for the next generation."
Ursula Von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia

Sim, é o momento da Europa. Os cidadãos europeus esperam uma resposta europeia à crise e às consequências da crise que reponha a vida das pessoas e das economias a funcionar e que ajude os Estados a recuperarem as suas contas públicas. Esta resposta tem de ter linhas claras sobre o futuro e o futuro tem de ser mais verde, mais digital, com mais coesão e resiliência, designadamente no reforço das cadeias de valor estratégico.

Margarida Marques

Twitter Facebook

"Não consigo respirar", disse George Floyd. E estas palavras fizeram eco no mundo: manifestações por diversas cidades nos Estados Unidos reativaram uma série de memórias e o debate sobre a discriminação. A mensagem passou além fronteiras e outro eco fez-se ouvir: o da solidariedade. A imagem de hoje é preta, em representação ao movimento à escala mundial, que encheu esta terça-feira as redes sociais, e que eu própria aderi, como forma de mostrar a indignação contra o racismo.

Sara Cerdas
 

Twitter Facebook

O assassinato de George Floyd por um polícia norte-americano causou comoção em todo o mundo e revolta em toda a América. Para além da violência gratuita, o ódio racial que este episódio demonstra é ao mesmo tempo metáfora e reflexo da gestão populista de Trump, apenas focado na sua reeleição sem se importar de fraturar um país onde se respira pior a cada dia que passa. O resultado é uma democracia cada vez menos saudável, um desemprego galopante e uma progressão incontrolada da pandemia.

Carlos Zorrinho

Twitter Facebook

The Inner Level, Richard G. Wilkinson e Kate E. Pickett

A minha sugestão, esta semana, recai sobre um livro que comprei há mais de um ano - The Inner Level, de Richard Wilkinson e Kate Pickett. Li uma parte, após a sua compra, parei e quando surgiu a pandemia retornou à minha mesa de cabeceira. Ao longo do livro, os autores mostram o quanto sociedades mais iguais contribuem para a redução do stress e o aumento dos níveis de saúde e bem-estar. Uma sugestão que pode servir de ponto de partida para a reflexão sobre algumas questões importantes na ação política pós-Covid19.

Isabel Santos
 

Twitter Facebook

Se não conseguir visualizar correctamente este email clique aqui

Para mais informações consulte a página dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu: http://www.pseuropa.pt/web/
Para remover o seu email desta mailling list por favor clique aqui