21 de fevereiro de 2020
 

Margarida Marques promoveu, em parceria com a Fundação Friedrich Ebert, o primeiro de cinco workshops sobre o Orçamento da União Europeia 2021-2027. Dedicado à temática social, o workshop "For a Stronger Social Europe" reuniu cerca de 60 pessoas e teve como oradores Laszlo Andór, ex-Comissário Europeu, Brando Benifei, deputado europeu, Ana Carla Pereira, do Gabinete do Comissário Europeu para o Trabalho e Direitos Sociais e Francesco Corti, investigador na Universidade de Milão. Depois da Europa Social, serão debatidos os temas da "Greener Europe", "Financing Europe  e "A more modern Europe".

Twitter Facebook

A prevenção do cancro e os fatores de risco modificáveis estiveram em debate no Parlamento Europeu, num workshop promovido pelo Grupo de Trabalho em Saúde presidido por Sara Cerdas. "O essencial é trazer para a Comissão de saúde do Parlamento Europeu a discussão sobre quais os fatores onde poderemos atuar para prevenir o maior número de casos de cancro e quais as estratégias que, enquanto deputados ao Parlamento Europeu, podemos legislar".

Twitter Facebook

Esta semana Carlos Zorrinho participou na Comissão de Indústria, Investigação e Energia no debate de avaliação intercalar do programa ISA2 - Soluções de Interoperabilidade para as Administrações Públicas e para as Empresas, de que foi relator no Parlamento Europeu, tendo recomendado que na segunda fase o programa "aproveite a evolução tecnológica para criar repositórios dinâmicos que permitam soluções mais seguras, inteligentes e por medida”. O deputado copresidiu, ainda esta semana, à Assembleia Regional Paritária ACP-UE que decorre no Lesoto.

Twitter Facebook

Isabel Santos, presidente da delegação do Parlamento Europeu para os países do Maxerreque, apelou às instituições europeias, aos Estados membros e à Comunidade Internacional “para que empreguem todos os meios políticos e diplomáticos para por termo aos bombardeamentos e ataques civis no noroeste da Síria, assegurando assistência humanitária que possa chegar à população que dela carece”. A deputada deslocou-se ainda à Albânia. Isabel Santos é a relatora do Parlamento Europeu para o processo de adesão daquele país balcânico à União Europeia.

Twitter Facebook

Manuel Pizarro participou no programa televisivo "Talking Europe", da France 24, onde debateu com os colegas Peter Van Dalen, do PPE, e Grace O'Sullivan, dos Verdes, o futuro do sector europeu das pescas, na perspetiva da sustentabilidade ambiental e no contexto das negociações entre a União Europeia e o Reino Unido para o acesso recíproco às águas territoriais.

Twitter Facebook

Isabel Carvalhais interveio na Comissão da Agricultura alertando para a necessidade de uma redução sustentável do uso e risco dos pesticidas e defendendo que o regulamento de transição deve centrar-se na garantia de estabilidade dos apoios ao setor agrícola. Em relação ao acordo de pesca com as Seicheles, para o qual é relatora na Comissão das Pescas, sublinhou os aspetos de interesse mútuo do acordo. Na Comissão do Desenvolvimento Regional destacou que uma transição justa tem de ser acompanhada por meios financeiros adequados. A deputada reuniu ainda com elementos do Tribunal de Contas Europeu e com a Assembleia das Regiões Hortofrutícolas Europeias.

Twitter Facebook

"Naturalmente destaco a votação expressiva (42 votos a favor), na ECON, do relatório da União Bancária. Foi o culminar de um trabalho árduo, com um esforço de consenso que assegura que no relatório está uma ideia essencial: a garantia dos depósitos e a partilha dos riscos vão evitar que sejam os contribuintes a pagar a fatura no caso de uma nova crise do sistema financeiro".

Twitter Facebook

Maria Manuel Leitão Marques participou num evento sobre a regulação da inteligência artificial ao nível europeu. Nele abordou uma temática que começou com a proposta de resolução sobre processos de decisão automatizada aprovada em Estrasburgo. Elencou também as suas prioridades para um enquadramento legislativo para a inteligência artificial, bem como a política da concorrência e o potencial para liderança europeia nesta matéria.

Twitter Facebook

O Parlamento iniciou a discussão sobre o projeto preliminar do Orçamento para 2021. As eleições europeias registaram o primeiro aumento de participação em 20 anos, esforço do Parlamento no sentido de aumentar a visibilidade da atividade e aproximar os cidadãos. O projeto orçamental pretende dotar o Parlamento dos meios necessários para aprofundar o objetivo e reforçar a interação com os cidadãos. A proposta dá continuidade ao investimento em aspetos fundamentais de segurança e à melhoria das infraestruturas, com particular destaque para o acolhimento dos grupos de visitantes e o projeto Europa Experience, que deverá alargar-se a todas as capitais europeias.

Twitter Facebook

Se não conseguir visualizar correctamente este email clique aqui

Para mais informações consulte a página dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu: http://www.pseuropa.pt/web/
Para remover o seu email desta mailling list por favor clique aqui