07 de fevereiro de 2020
 

Maria Manuel Leitão Marques foi escolhida para presidir ao júri do IN3+, o prémio de Inovação da Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM), que este ano será de 1 milhão de euros. A deputada referiu que “esta é uma empresa pública que não se acomoda e sabe preparar o seu futuro. Esperamos que a criatividade dos investigadores portugueses que concorrerem nos surpreenda”.

Twitter Facebook

Pedro Silva Pereira foi condecorado pelo imperador do Japão. O Vice-Presidente do Parlamento Europeu e relator para o acordo comercial entre a União Europeia e o Japão recebeu, em cerimónia organizada pela Embaixada do Japão em Bruxelas, a Ordem do Sol Nascente (Raios de Ouro e Faixa) pelo seu papel determinante durante o processo de negociação do maior acordo comercial bilateral do mundo.

Twitter Facebook

Margarida Marques reuniu com o Primeiro-ministro, António Costa, para debater a negociação do próximo Orçamento Plurianual 2021-2027 da União Europeia. Para a deputada, o orçamento tem de ser “coerente com as prioridades políticas da União Europeia e os interesses de Portugal”.

Twitter Facebook

O concurso Europe Calling é uma nova iniciativa da responsabilidade do gabinete da deputada Sara Cerdas, em parceria com o Europe Direct Madeira e com a Secretaria Regional da Educação - Direção Regional da Juventude. O concurso é dirigido às escolas com ensino secundário na Região Autónoma da Madeira, com o objetivo de consciencializar os jovens para as temáticas europeias e promover a sua participação ativa na vida democrática da Europa.

Twitter Facebook

Esta semana, em troca de pontos de vista com a Comissária para as Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen, Carlos Zorrinho defendeu que as parcerias com África, Caraíbas e Pacífico devem reforçar o papel da União Europeia como potência multilateral, que privilegia os acordos entre iguais, sustentáveis e solidários. No grupo de trabalho Europa Digital do S&D, o deputado desafiou o Comissário Thierry Breton, com a tutela do Mercado Interno, a fazer da identidade digital europeia (valores e procedimentos comuns baseados na ética e no foco nos cidadãos) a base da diferenciação competitiva da União na transição digital.

Twitter Facebook

Depois de visitar os campos na Bósnia, Isabel Santos, coordenadora S&D para os direitos humanos, afirma estar “profundamente preocupada. Vimos muitas crianças e menores desacompanhados e é importante que a educação seja uma prioridade mesmo nas emergências humanitárias. Esperamos que todos os Estados-membros da União Europeia respeitem os procedimentos internacionais de asilo”. A deputada pede à Comissão que sejam investigados supostos abusos na fronteira entre a Croácia e a Bósnia.

Twitter Facebook

Manuel Pizarro esteve reunido com representantes da Presidência Croata para discutir o relatório legislativo sobre cooperação reforçada entre serviços públicos de emprego, pelo qual é responsável, e reuniu também com o Embaixador de Taiwan junto da União Europeia para uma troca de pontos de vista sobre o surto de coronavírus com o pano de fundo das tensões entre a ilha e as autoridades chinesas.

Twitter Facebook

Isabel Carvalhais esteve nos Açores. Reuniu com o Presidente do Governo Regional, com o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, e com a Juventude Socialista. Conheceu diversas associações, como a fábrica de chá Gorreana, a Federação Agrícola dos Açores, a Nonagon - parque de ciência e tecnologia, a Lotaçor SA e a Federação de Pescas dos Açores. Visitou ainda o mercado agrícola de Santana, a exploração de produção de ananás Boa Fruta e a venda de pescado na lota de Ponta Delgada.

Twitter Facebook

"Foi uma semana de reuniões para finalizar o relatório da União Bancária e para avançar no Fundo de Transição Justa. Mas fica marcada pela visita ao Parlamento Europeu do nosso Primeiro-Ministro, António Costa. Depois da reunião dos países “Amigos da Coesão”, em Beja, António Costa continua a ter a iniciativa política e repete, agora em Bruxelas, a necessidade da União Europeia ter um orçamento ambicioso e sem cortes na política de coesão."

Twitter Facebook

Se não conseguir visualizar correctamente este email clique aqui

Para mais informações consulte a página dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu: http://www.pseuropa.pt/web/
Para remover o seu email desta mailling list por favor clique aqui