31 de janeiro de 2020
 

"Tenho trabalhado no relatório da União Bancária, e agora também no Fundo de Transição Justa, além de ter também de acompanhar da aplicação do programa da Comissão Europeia. Mas esta semana ninguém no Parlamento Europeu ficou indiferente à formalização da saída de Reino Unido. O Brexit está concretizado. A Europa divide-se. Não sabemos o que nos espera, mas a História ensina-nos que poderá não ser nada de bom."

Twitter Facebook

Maria Manuel Leitão Marques participou na conferência “Desafios da Europa em Transição”. Focou-se na transição digital, tendo abordado os desafios tecnológicos, sociais, económicos e éticos que esta traz. Frisou, em especial, que há um consenso alargado para que a inteligência artificial seja regulada. A questão é como o fazer de forma eficaz, sabendo que cidadãos e empresas esperam que o potencial desta tecnologia não seja travado, ao mesmo tempo que se protegem liberdades e direitos fundamentais.

Twitter Facebook

O Parlamento Europeu aprovou o acordo do Brexit com 621 votos a favor. Pedro Silva Pereira considerou que “embora este seja um momento triste, a votação do acordo é importante para garantir um Brexit ordenado. Este é um exercício de controle de danos destinado a proteger o processo de paz na ilha da Irlanda, preservar o mercado único da União Europeia, fornecendo a necessária segurança aos direitos dos cidadãos. Abre-se agora uma nova fase durante a qual faremos todos os possíveis para negociar um acordo de relação futura que seja benéfico para os dois lados”, acrescentou.

Twitter Facebook

Margarida Marques integrou a equipa de negociação do Parlamento Europeu para o próximo Orçamento Plurianual da União Europeia (2021-2027) que, no início da semana, se deslocou a Zagreb, na Croácia. Os deputados reuniram com o Primeiro-ministro croata e outros membros do governo para analisar aquele orçamento, no âmbito da Presidência Croata do Conselho da União Europeia.

Twitter Facebook

Sara Cerdas esteve no Perú, em missão de observação eleitoral, no seguimento das eleições legislativas que decorreram no dia 26. A missão que é uma ferramenta da União Europeia para o apoio à democracia e ao Estado de Direito e aos Direitos Humanos, objetivou uma avaliação completa do processo eleitoral do país, de acordo com as normas internacionais. Os peruanos elegeram 130 novos deputados, que terão um mandato de 16 meses.

Twitter Facebook

Na Comissão de Indústria, Investigação e Energia (ITRE) do Parlamento Europeu, Carlos Zorrinho participou na troca de pontos de vista com o Comissário responsável pelo Mercado Interno, Thierry Breton, a quem propôs uma aliança reforçada entre o Parlamento e a Comissão para garantir o financiamento adequado do Programa Europa Digital e do Programa Europeu do Espaço, de que é relator sombra em representação do Grupo dos Socialistas & Democratas (S&D).

Twitter Facebook

Isabel Santos questionou, na sessão plenária de Bruxelas, o Alto Representante da União Europeia para os Assuntos Externos sobre a possibilidade da aplicação de “mecanismos de interdição à importação de produtos e matérias primas retiradas sem autorização dos territórios indígenas” e defendeu “formas de responsabilizar as empresas europeias com atuações predadoras.” A deputada recordou que numa reunião recente com o Chefe Raoni Metuktire, o líder indígena lhe falou do “genocídio, etnocídio e ecocídio” que vivem na floresta amazónica. 

Twitter Facebook

Manuel Pizarro realizou mais uma etapa do “Roteiro das Pescas”. Ao longo de três dias visitou as lotas e portos de pesca de Matosinhos e de Angeiras, bem como os respetivos mercados de peixe. Reuniu ainda com pescadores, armadores e seus representantes, e visitou também as principais indústrias conserveiras da região. Em todos estes contactos foi possível inteirar-se das diferentes visões e preocupações do sector.

Twitter Facebook

Isabel Estrada Carvalhais foi indicada pelo S&D como relatora para o acordo de parceria no domínio das pescas sustentáveis entre a União Europeia e as Seicheles. Na sessão “uma arquitetura verde para infraestruturas verdes”, defendeu a importância de melhores campanhas de informação e formação para que os agricultores consigam atingir os objetivos propostos pelo Pacto Ecológico Europeu. Reuniu com a Fundação Fé e Cooperação, conhecendo os seus objetivos estratégicos para 2020. Participou ainda numa iniciativa relacionada com o Holocausto.

Twitter Facebook

Se não conseguir visualizar correctamente este email clique aqui

Para mais informações consulte a página dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu: http://www.pseuropa.pt/web/
Para remover o seu email desta mailling list por favor clique aqui