17 de janeiro de 2020
 

Manuel Pizarro alertou a Comissão Europeia, numa intervenção em Estrasburgo, para o drama das 700.000 pessoas sem-abrigo na Europa, mais 70% que há uma década, e apelou a um Plano de Ação Europeu para reduzir drasticamente o número de pessoas que se encontra nessa lamentável condição.

Twitter Facebook

Isabel Estrada Carvalhais defendeu em plenário uma estratégia que vise lutar contra os estereótipos de género. Apenas 30% das explorações agrícolas na União Europeia são geridas por mulheres, estando sempre ligadas a tarefas menos remuneradas. A deputada foi também indicada pelo S&D como relatora sombra para o relatório da Comissão REGI, sobre a "Opinião legislativa sobre a Proposta de Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho que estabelece determinadas disposições transitórias para o apoio do FEADER e do FEAGA em 2021".

Twitter Facebook

"O Pacto Ecológico Europeu, Green Deal, esteve em discussão esta semana em Estrasburgo. Tenho repetido a necessidade de haver um financiamento capaz de trazer aos europeus a certeza de que o Green Deal será mais do que um enunciado de palavras bonitas. A apresentação de medidas concretas de financiamento, incluindo a dotação de verbas para todos os países da União Europeia no que diz respeito à chamada transição justa, deixa-nos com uma boa expectativa. Se assim for, diremos um dia que esta foi uma semana foi positiva para a Europa."

Twitter Facebook

Maria Manuel Leitão Marques interveio esta semana em plenário na discussão sobre o carregador universal para pequenos eletrodomésticos, como o telemóvel. Na sua intervenção frisou que “os dois maiores desafios que enfrentamos são a transição digital e a ambiental”, acrescentando que “seja através de regulação ou de normalização, o que não pode acontecer é os consumidores passarem mais dez anos à espera de um carregador universal”.

Twitter Facebook

Pedro Silva Pereira considera que o Reino unido pode e deve fazer melhor para assegurar a proteção plena dos direitos dos cidadãos no contexto do Brexit. Na sua intervenção, em Estrasburgo, o deputado e membro do grupo de Monitorização do Brexit do Parlamento Europeu afirmou que, através da resolução, o Parlamento volta a mostrar o seu empenho na defesa dos direitos dos cidadãos e expressa preocupação com o impacto negativo que o atual nível de incerteza gera na vida das pessoas. "Esperamos obter uma resposta positiva do governo britânico", concluiu.

Twitter Facebook

Margarida Marques afirmou que a União Europeia tem de reconhecer que as alterações climáticas geram desigualdades sociais e alertou para a necessidade de serem apresentadas, neste âmbito, iniciativas legislativas. "É preciso continuar a apoiar todas as regiões na transição energética, promovendo a modernização das economias e a requalificação das pessoas", afirmou a deputada durante o debate da sessão plenária sobre o fundo de transição justa, instrumento destinado a apoiar as regiões e as pessoas mais afectadas pela transição para a neutraliddae carbónica.

Twitter Facebook

Sara Cerdas reuniu-se com a nova Comissária da Saúde no Parlamento Europeu, Stella Kyriakides. A reunião de trabalho permitiu a partilha de pontos de vista sobre os diversos temas que considera fundamentais para fortalecer a abordagem da União Europeia na área da saúde, desde a investigação à melhoria no acesso em saúde, aposta na promoção de saúde, prevenção, diagnóstico e tratamento.

Twitter Facebook

"Uma Europa forte tem que ser uma Europa capaz de agir e de avançar" afirmou Carlos Zorrinho ao intervir esta semana no plenário de Estrasburgo no debate sobre a apresentação do programa da Presidência da Croácia do Conselho da União Europeia. A Presidência Croata escolheu como divisa do seu programa contribuir para "uma Europa forte num mundo de desafios". Isto implica avançar com um programa de financiamento plurianual 2021/2027 que promova a convergência, a coesão e a transição energética e digital justa, inclusiva e inspiradora para o mundo.

Twitter Facebook

Isabel Santos, Presidente da delegação do Parlamento Europeu para os Países do Maxereque, participou esta semana num encontro com Rei Abdullah II da Jordânia e o Presidente do Parlamento Europeu David Sassoli. Entre outros assuntos, discutiram a visita à Jordânia que o Parlamento Europeu irá realizar na segunda metade de 2020. A deputada participou ainda em diversos debates na sessão plenária sobre a situação no Irão e Iraque, o Burundi, a Venezuela e o relatório anual dos Direitos Humanos de 2018.

Twitter Facebook

Se não conseguir visualizar correctamente este email clique aqui

Para mais informações consulte a página dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu: http://www.pseuropa.pt/web/
Para remover o seu email desta mailling list por favor clique aqui