10 de janeiro de 2020
 

Isabel Santos participou esta semana na primeira troca de pontos de vista com a nova Comissária para os Assuntos Internos, Ylva Johansson. A deputada teve oportunidade de colocar à Comissária algumas questões relacionadas com a recolocação e integração de pessoas que necessitem de proteção internacional. Da reunião, "ficaram algumas ideias positivas, mas também a certeza de que há muito trabalho pela frente e muitas linhas a definir no caminho conducente ao Pacto Europeu sobre migrações e asilo", afirma Isabel Santos.

Twitter Facebook

Manuel Pizarro reuniu com a British Medical Association para debater a situação dos médicos e profissionais de saúde da União Europeia e do Reino Unido num futuro pós-Brexit, especificamente no que toca à mobilidade e ao reconhecimento das habilitações académicas destes profissionais.

Twitter Facebook

"Nestes primeiros dias de 2020, quero apenas sublinhar que este será um ano exigente em que a Europa terá de saber mostrar-se mais forte e mais unida na defesa dos Direitos Humanos (muito em especial dos mais vulneráveis,  dos idosos, das mulheres e das crianças), num Mundo ameaçado pela crescente insensatez política", afirma Isabel Estrada Carvalhais.

Twitter Facebook

"Retomámos esta semana a discussão em torno do Programa da Comissão Europeia. Na reunião do grupo dos Socialistas e Democratas (S&D), insisti na importância das prioridades políticas que suportaram a eleição desta Comissão Europeia. São metas importantes de atingir que não se podem transformar num mero um conjunto ideias e palavras bonitas. Não me cansarei de chamar a atenção para esse risco, caso não exista o necessário financiamento."

Twitter Facebook

Maria Manuel Leitão Marques recebeu esta semana os representantes da Associação de Defesa do Consumidor (Deco), que partilharam as preocupações mais prementes dos consumidores portugueses. A deputada é Vice-Presidente da Comissão do Mercado Interno e da Proteção dos Consumidores e tem concentrado o seu trabalho na utilização de mecanismos de inteligência artificial para melhorar o grau de proteção dos consumidores europeus.

Twitter Facebook

Pedro Silva Pereira participou na reunião do Grupo de Monitorização do Brexit do Parlamento Europeu que teve por objetivo analisar a implementação e monitorização das disposições em matéria de Direitos dos Cidadãos presentes no Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia. O Parlamento Europeu irá debater uma resolução sobre este assunto na sua reunião plenária da próxima semana, em Estrasburgo.

Twitter Facebook

O Parlamento Europeu votará na próxima semana uma resolução relativa à realização da Conferência sobre o Futuro da Europa. "O que se pretende é que cidadãos e as instituições europeias e nacionais  promovam um debate em torno de temas como o aprofundamento da democracia na Europa, as alterações climáticas, o emprego ou a transição para o digital", afirmou Margarida Marques. Na perspetiva da deputada, é preciso perceber melhor as expectativas dos cidadãos para que a União Europeia possa apresentar resultados.

Twitter Facebook

De regresso aos trabalhos em Bruxelas, Sara Cerdas dedicou a semana à planificação anual da agenda e iniciativas para 2020, bem como à preparação da próxima sessão plenária em Estrasburgo. Esta sexta-feira está na Madeira para participar num encontro, com o formato “Café Europa”, subordinado ao tema “Cidadania Europeia, Demografia e Migrações”, com jovens do Liceu Jaime Moniz.

Twitter Facebook

"Uma conferência sobre o futuro da Europa que mobilize os cidadãos para um debate alargado em relação aos desafios que a União Europeia enfrenta é uma iniciativa muito oportuna e que o Parlamento Europeu deve acarinhar. Ela não pode no entanto substituir a concretização urgente das políticas estruturais, designadamente do pacto ecológico e do quadro de financiamento plurianual”, defendeu Carlos Zorrinho nos debates sobre o tema que decorreram esta semana em Bruxelas.

Twitter Facebook

A Delegação Socialista Portuguesa no Parlamento Europeu tem novo site que poderá consultar em: http://www.pseuropa.pt/web/. Para além do novo grafismo e da melhor acessibilidade, poderá acompanhar ao minuto no Twitter Feed a atividade dos deputados. Também poderá continuar a acompanhar nas redes sociais a atividade da Delegação. No Facebook e no Twitter.

Twitter Facebook

Se não conseguir visualizar correctamente este email clique aqui

Para mais informações consulte a página dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu: http://www.pseuropa.pt/web/
Para remover o seu email desta mailling list por favor clique aqui