Sara Cerdas negoceia estratégia da UE para COVID-19

Sara Cerdas negoceia estratégia da UE para COVID-19

11.09.2020

A deputada foi hoje nomeada negociadora, pelo grupo dos Socialistas e Democratas (S&D) no Parlamento Europeu, para uma proposta de resolução sobre a coordenação da União Europeia nas avaliações em saúde, classificação de risco e as consequências para o espaço a Schengen e o mercado único europeu, que estará em debate na sessão plenária da próxima semana em Bruxelas.

“É importante adotar uma metodologia comum, transversal a todos os Estados-Membros, que permita uma maior coordenação. É determinante que se usem critérios compartilhados para qualificar o mapeamento de risco com códigos de cores comuns, que se estabeleçam referências comuns para a tomada de decisões de saúde pública”, explica Sara Cerdas.

É “urgente” desenvolver mecanismos para facilitar decisões coordenadas sobre os controles de fronteira e, “se necessário, sobre as restrições de movimentos entre certas regiões europeias”, explica a deputada que sublinha ser necessário “trabalhar de forma coordenada com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) e a seguir as recomendações divulgadas”.

A proposta de resolução alerta para necessidade de uma gestão da pandemia de forma partilhada e coordenada entre os diferentes Estados-Membros. Salienta também a importância de tranquilizar os cidadãos, disponibilizando informação clara quanto à coerência das medidas tomadas de um Estado-Membro para outro, recordando neste contexto que a liberdade de circulação dos cidadãos na União Europeia é um direito fundamental e que deve ser assegurado.