Carlos Zorrinho solicita esclarecimentos sobre incidentes em Almaraz

Carlos Zorrinho solicita esclarecimentos sobre incidentes em Almaraz

30.06.2020

A pergunta que Carlos Zorrinho dirigiu à Comissão Europeia procura esclarecer o que se passou na Central Nuclear de Almaraz no dia 27 de junho. De acordo com a notificação recebida pelo Conselho de Segurança Nuclear (CSN), “o segundo reator da central parou automaticamente depois da abertura não prevista de um dos seus interruptores”.

Tal como previsto na diretiva europeia, argumenta o deputado, “os Estados-Membros velam por que as informações necessárias relacionadas com a segurança nuclear das instalações nucleares sejam facultadas ao grande público, devendo ser prestada particular atenção às autoridades locais, à população e às partes interessadas que se encontrem na proximidade de uma instalação nuclear”.

Assim, “e tendo em conta que um incidente em Almaraz põe em risco as águas do rio Tejo, que abastece Lisboa, e núcleos populacionais relevantes em Espanha e Portugal”, Carlos Zorrinho pergunta “que ações pretende a Comissão tomar para verificar o que aconteceu e os potenciais riscos de repetição ou agravamento”.

“Entende a Comissão que foi respeitado o dever de informação definido pela diretiva aplicável”, questiona o deputado.