|           head_news_r1_c2
topo
Topo

O futuro da União Europeia

bottom
topo
topo
topo

topo
ANTÓNIO COSTA
Topo

Alterações climáticas, instabilidade na fronteira externa, terrorismo, globalização, transição digital e migrações são os principais desafios que os cidadãos querem que a UE responda, afirmou o Primeiro-Ministro, em Estrasburgo. António Costa disse que "temos de ter consciência que nenhum dos grandes desafios que enfrentamos será melhor resolvido fora da União, por cada Estado-Membro isoladamente, por mais populoso ou próspero que seja".

bottom
topo
topo
topo

topo
MARIA JOÃO RODRIGUES
Topo

A presidente em exercício do Grupo S&D interveio no debate sobre o futuro da Europa. Maria João Rodrigues enalteceu o exemplo do governo português que “provou existir uma alternativa credível à austeridade”. A deputada sublinhou a importância do PM ter defendido um orçamento comunitário robusto para fazer face aos desafios da UE e uma capacitação orçamental da zona euro de convergência económica e social.

bottom
topo
topo
topo

topo
FRANCISCO ASSIS
Topo

Francisco Assis participou numa troca de pontos de vista com a comissária europeia, Cecilia Malmström acerca dos acordos comerciais que a UE negoceia, atualmente, com vários países da América Latina e interveio na sessão plenária de Estrasburgo num debate com Federica Mogherini sobre o acordo de diálogo e cooperação entre a União Europeia e Cuba.

bottom
topo
topo
topo

topo
MANUEL DOS SANTOS
Topo

Manuel dos Santos participou na Comissão de Orçamentos que começou a analisar o orçamento do PE para 2019. Um orçamento superior a dois mil milhões de euros, mais 3,9% relativamente ao orçamento anterior. O aumento justifica-se por despesas associadas às eleições europeias de 2019 e pelo reforço dos projectos de segurança em curso. O orçamento do Parlamento significa pouco mais de 1,2% do orçamento anual da UE.

bottom
topo
topo
topo

topo
LILIANA RODRIGUES
Topo

Liliana Rodrigues participou no debate do programa "Eurodeputados" da RTP dedicado às desigualdades entre homens e mulheres. A deputada madeirense destacou o impacto das políticas de austeridade seguidas pelo governo PSD-CDS no aumento da desigualdade e na diminuição dos apoios sociais do Estado e enunciou algumas das medidas implementadas pelo governo socialista para contrariar essa situação.

bottom
topo
topo
topo

topo
PEDRO SILVA PEREIRA
Topo

Pedro Silva Pereira disse no plenário do Parlamento Europeu que a decisão do Presidente Trump de impor tarifas à importação de aço e alumínio “é uma declaração de guerra comercial totalmente inaceitável e que viola as regras da OMC". O deputado afirmou que a Comissão tem todo o apoio do Parlamento para dar uma resposta proporcional em defesa dos milhares de empregos que ficam em perigo com esta decisão.

bottom
topo
topo
topo

topo
ANA GOMES
Topo

Ana Gomes defende uma ação urgente da UE contra a campanha militar que a Turquia prossegue "massacrando curdos em Afrin" e pelo combate ao fornecimento ilegal de armas a terroristas na Síria. O relatório da Conflict Armament Reseach conclui que 90% das armas utilizadas por forças terroristas é produzido na Europa de Leste. "A Europa não pode indignar-se com o inferno na terra em Ghouta e ficar confortável e cúmplice nos bastidores", disse.

bottom
topo
topo
topo

topo
RICARDO SERRÃO SANTOS
Topo

O deputado defendeu na sessão plenária de Estrasburgo que a Política Agrícola Comum (PAC) e a política de Coesão devem ser refletidas no quadro financeiro plurianual após 2020. Para Ricardo Serrão Santos “atacar aquelas políticas, diminuindo as suas dotações financeiras, poderá intensificar o sentimento de descrença na União, abrindo espaço à proliferação de focos de populismo anti-Europeu”.

bottom
topo
topo
topo

topo
CARLOS ZORRINHO
Topo

Após o relatório do Tribunal de Contas Europeu publicado em 1 de março, que recomenda uma maior ligação entre as energias renováveis, em particular do aproveitamento da biomassa, com o desenvolvimento rural, Carlos Zorrinho questionou a CE sobre as "condições para uma maior eficácia na atribuição dos fundos às políticas de promoção do uso da biomassa, resultante da limpeza das florestas, para a  produção de energia renovável”.

bottom
topo
topo
topo

topo
GRUPO S&D
Topo

A delegação socialista portuguesa no Parlamento Europeu ouviu esta semana os argumentos dos dois candidatos ao cargo de presidente do Grupo Socialistas e Democratas (S&D). Concorrem ao cargo, o deputado alemão Udo Bullmann e a deputada belga Kathleen Van Brempt. As eleições estão marcadas para o dia 20 de março. Gianni Pittella, na sequência da eleição para o Senado italiano, renunciou ao mandato e à presiência do Grupo S&D.

bottom
topo

Se não conseguir visualizar correctamente este email clique aqui

Para mais informações consulte a página dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu: http://www.pseuropa.pt/pspe/
Para remover o seu email desta mailling list por favor clique aqui