PSPE
PSPE
06 Dez
Francisco Assis pede esforço adicional ao comissário europeu da agricultura para a conclusão do acordo UE-Mercosul

Francisco Assis pede esforço adicional ao comissário europeu da agricultura para a conclusão do acordo UE-Mercosul

Os deputados Francisco Assis e Rámon Jáuregui enviaram uma carta a Phil Hogan, o comissário europeu com a pasta da agricultura, solicitando um empenho adicional no sentido da conclusão do acordo entre a União Europeia e o Mercosul.

 

Na carta, os deputados socialistas manifestam a sua preocupação com a insuficiência da oferta respeitante à carne bovina apresentada pelo bloco europeu aos países do Mercosul, a qual constitui atualmente o principal - se não mesmo o único - obstáculo à conclusão do acordo.

 

Segundo os deputados, “seria incompreensível que um acordo de tal importância e envergadura pudesse ser posto em causa devido à renitência da União Europeia em ir ao encontro das expectativas do Mercosul para o sector da carne bovina”, o mais relevante em termos comerciais para os países do bloco sul-americano, até porque, ao longo dos anos, a “UE criticou esses países por criarem obstáculos intransponíveis ao acordo, apontando-lhes as políticas hiper-protecionistas e a falta de ambição”.

 

Embora “cada aspeto do acordo seja importante e haja sectores mais sensíveis que outros”, a UE “tem de levar em conta os efeitos globais do acordo e o valor que acrescentará à economia do conjunto da União Europeia”, pode ler-se na carta. Em face disto, os dois socialistas exortam o comissário Phil Hogan “a trabalhar em prol do interesse geral da União Europeia e a usar de todas as suas competências para fazer avançar este acordo”.

 

Na missiva, Francisco Assis, na qualidade de Presidente da Delegação para as Relações com o Mercosul, e Rámon Jáuregui, enquanto Presidente da Delegação Europeia à Assembleia Interparlamentar Euro-Latino-Americana, realçam ainda a relevância geopolítica do acordo e recordam que o seu valor em termos comerciais equivale a oito vezes o do CETA, tornando-o vital para o sector exportador da UE, incluindo o sector agrícola.

 

Carta enviada ao Comissário Europeu Phil Hogan

 
 
 

Inscreva-se e receba notícias dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu