PSPE
PSPE
05 Jul
Não há condições para continuar o processo de adesão da Turquia à União Europeia

Não há condições para continuar o processo de adesão da Turquia à União Europeia

Ana Gomes manifestou apoio à suspensão das negociações de adesão da Turquia à União Europeia durante uma intervenção na sessão plenária de Estrasburgo que analisou o relatório de 2016 sobre aquele país.

 

“O crescente de autoritarismo e opressão do regime de Erdogan, que se acentuou com o falhado golpe de estado de Julho 2016 e subsequente declaração do estado de emergência, viola em toda a linha os critérios de Copenhaga e a União Europeia não pode ficar indiferente, nem continuar a justificar negócios ilegais e imorais que usam migrantes e refugiados como moeda de troca”, afirmou a deputada.

 

Desaparecimentos forçados, demissão do serviço público sem investigação, confisco de bens sem revisão judicial, controlo dos media, presos políticos, ameaças de reintrodução da pena de morte foram exemplos apontados por Ana Gomes.

 

No entanto, a parlamentar entende que "a União Europeia tem que continuar a dialogar com a Turquia e tem que, sobretudo, apoiar a sociedade civil turca, com a esperança e os braços abertos para que o país inverta a trajetória”.

 
 
 

Inscreva-se e receba notícias dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu