PSPE
PSPE
17 Mai
O mandato do BCE é defender os interesses do conjunto da zona euro

O mandato do BCE é defender os interesses do conjunto da zona euro

Pedro Silva Pedreira responsabilizou os que “pensam mais nos interesses próprios do seu país do que nos interesses comuns da Europa” de combaterem a política monetária expansionista do Banco Central Europeu (BCE).

 

“É a nossa vez de lembrar que o mandato do BCE é defender os interesses do conjunto da zona euro e não apenas de alguns” e “espero que assim continue”, afirmou o deputado durante a intervenção na sessão plenária de Estrasburgo.

 

No debate sobre as competências do BCE, Pedro Silva Pereira destacou que a discussão plenária “tornou-se numa forma, não de construir soluções para reforçar a transparência e a prestação de contas, mas de combater a política monetária expansionista”.

 

“Conhecemos bem o argumento: todas as respostas europeias à crise começaram por ser acusadas de violar os tratados e os mandatos legais das instituições. Tudo era impossível até se tornar possível. E a política monetária não é exceção”, observou Pedro Silva Pereira.

 

“A verdade é que a situação da economia europeia seria hoje muito pior sem o contributo do BCE e uma decisão precipitada de retirada dos estímulos à economia seria um erro grave, que poria em risco a recuperação da economia europeia”, disse.

 
 
 

Inscreva-se e receba notícias dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu