PSPE
PSPE
16 Mai
Síria: a impunidade de crimes de guerra é um impedimento para a resolução do conflito

Síria: a impunidade de crimes de guerra é um impedimento para a resolução do conflito

Ana Gomes manifestou à Alta Representante da União Europeia para a política externa e segurança, Frederica Mogherini, ser necessário que “os estados membros intensifiquem o financiamento do mecanismo internacional”, estabelecido pela ONU em Dezembro do ano passado “para investigar crimes de guerra cometidos por todas as partes do conflito sírio”.

 

“A impunidade de crimes de guerra” sustentou a deputada, “é um impedimento para a resolução do conflito e para qualquer perspetiva de paz duradoura no pós-guerra”.

 

Ana Gomes reclamou ainda urgência na abertura “dos muros às vítimas e refugiados, em vez de tentarem externalizar responsabilidades para países como a Turquia ou a Líbia. Este conflito mostra-nos o pior da humanidade”.

 

“Não esqueçamos que foi também a incapacidade dos nossos governos de atuar coordenada e estrategicamente que deixou as portas abertas à Rússia e ao Irão para saírem em apoio do regime criminoso de Assad e permitindo ao Daesh e outros grupos terroristas massacrarem o povo sírio, com consequências diretas também para a nossa segurança”, argumentou durante a intervenção na sessão plenária de Estrasburgo.

 
 
 

Inscreva-se e receba notícias dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu