PSPE
PSPE
06 Abr
Francisco Assis: Situação na Venezuela só se clarifica com eleições

Francisco Assis: Situação na Venezuela só se clarifica com eleições

Francisco Assis, presidente da delegação do Parlamento Europeu para as Relações com o Mercosul, crê que “que o clima de polarização política que hoje se vive na Venezuela chegou a tal ponto que só poderá ser clarificado através de eleições”.

 

Ao intervir na sessão plenária de Estrasburgo sobre a situação daquele país da América Latina, Francisco Assis defendeu que “a crise económica, social e humanitária só se resolverá com diálogo entre o poder executivo e legislativo”.

 

“O que aconteceu não foi um mero desvario”, comentou Francisco Assis ao referir-se ao recente conflito entre o Nicolas Maduro, o Parlamento e o Supremo Tribunal de Justiça.

 

“De forma cínica, Nicolas Maduro procurou aparecer como um grande estadista, como um árbitro virtuoso que teria resolvido o assunto de forma expedita e eficaz. A verdade é outra. A verdade é que o regime autocrático nunca aceitou o resultado das eleições de dezembro de 2015. Não podemos esquecer que, logo a 11 de janeiro de 2016, o Supremo Tribunal de Justiça, que o regime manipula como lhe convém, decretou que a Assembleia Nacional se encontrava em desacato, sendo por isso nulos todos os actos que dela emanassem. E já nessa altura o mesmo Tribunal ameaçou recorrer à Constituição e substituir-se ao Parlamento”, recordou.

 

O deputado apelou, por mais uma vez, à libertação dos presos políticos que estão nas cadeias venezuelanas.

 
 
 

Inscreva-se e receba notícias dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu