PSPE
PSPE
05 Abr
Liliana Rodrigues nomeada relatora-sombra para a igualdade de género nos media

Liliana Rodrigues nomeada relatora-sombra para a igualdade de género nos media

Liliana Rodrigues foi nomeada pelo Grupo Socialistas e Democratas (S&D) relatora-sombra do relatório sobre igualdade de género no sector dos media na Europa, da Comissão de Direitos da Mulher e Igualdade dos Géneros.  

 

O relatório surge numa altura em que se discute a temática da Igualdade dos géneros no sector dos media. Na Europa, as mulheres representam apenas cerca de um quarto das pessoas que são ouvidas, lidas ou vistas nas notícias. Nos cargos de tomada de decisão, as mulheres encontram-se, também, sub-representadas. Apenas 24% das posições de topo da hierarquia das organizações dos media são ocupadas por mulheres, refere o relatório Review of the implementation of the Beijing Platform for Action in the EU Member States: Women and the Media.

 

A deputada assinala que, “apesar das conquistas que se têm conseguido na área da igualdade dos géneros e da mudança do papel da mulher na sociedade, ainda há um longo caminho a percorrer”, acrescentando que “existe uma enorme discrepância entre os homens e as mulheres nos cargos de tomada de decisão nas organizações, não sendo excepção o sector dos media”.

 

Liliana Rodrigues alerta também que “a forma como a imagem da mulher é utilizada nos anúncios é outro dos problemas na área dos media”.

 

Para a deputada, a solução para combater os estereótipos nesta área “terá de ser sempre feita com base na educação e na formação, sensibilizando e promovendo a igualdade dos géneros e mudando a forma como olhamos para quem transmite as notícias”.

 
 
 

Inscreva-se e receba notícias dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu