PSPE
PSPE
RICARDO SERRÃO SANTOS
 

Ricardo Serrão Santos

Ricardo da Piedade Abreu Serrão Santos nasceu a 11 de outubro de 1954, em Portalegre, tendo vivido grande parte da sua vida nos Açores.

Doutor em Biologia pela Universidade de Liverpool e pela Universidade dos Açores. Investigador Principal na Universidade dos Açores, Presidente do IMAR-Instituto do Mar, coordenador Científico do Centro do IMAR da Universidade dos Açores e membro do Conselho coordenador de Laboratório associado LARSyS (Laboratório de Robótica e Sistemas em Engenharia e Ciência).

Diretor do Departamento de Oceanografia e Pesca da Universidade dos Açores (1997-2011); Pró-Reitor da Universidade dos Açores para o Campus da Horta (2003-2011); Pró-Reitor para os Assuntos do Mar da Universidade dos Açores (2011-2014).

Membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa e membro efetivo da Academia de Marinha de Lisboa. Membro do Conselho Científico do Instituto Oceanográfico de Paris e professor visitante da Universidade de Southampton. Vice-presidente do European Marine Board e presidente do EurOcean e da Fundação EurOcean.

Tem-se dedicado ao estudo da biodiversidade marinha e dos ecossistemas oceânicos. Em 2007, coordenou a reunião de peritos internacionais da Convenção da Diversidade Biológica da ONU, que definiu os critérios científicos para a seleção de EBSA (Ecological and Biological Significant Areas) marinhas.

Tem mais de 300 trabalhos publicados (incluindo livros e capítulos de livros), dos quais cerca de 170 artigos em revistas científicas de impacto internacional. Membro dos conselhos editorais de diversas revistas científicas internacionais: acta ethologica (Advisory Editor), Journal of Marine Biology (Associated Editor), Marine Biodiversity (Associated Editor), Marine Life Sciences (Associated Editor), Frontiers in Marine Science/ Marine Ecosystem Ecology (Review Editor), tendo recentemente sido convidado para Editor Chefe de Frontiers in Marine Science/ Deep-Sea Environments and Ecology (Speciality Chief Editor).

Conquistou o galardão Gift to the Earth atribuído pelo World Wildlife Fund for Nature (2002), o prémio Rotary International 2007/2008 na categoria de ensino. Em 2008, foi nomeado pelo secretário-de-Estado da Defesa e Assuntos do Mar para a Direção do Fórum Permanente para os Assuntos do Mar enquanto Personalidade de Elevado Mérito e, em 2007, teve a nomeação honorífica de Embaixador Marítimo atribuída pelo Comissário Europeu para os Assuntos Marítimos.

 

Inscreva-se e receba notícias dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu