PSPE
PSPE
MARIA JOÃO RODRIGUES
 

Maria João Rodrigues

Maria João Fernandes Rodrigues nasceu a 25 de setembro de 1955, em Lisboa.

Atual Conselheira na União Europeia, membro da coordenação do consórcio de fundações europeias “New Pact for Europe”, membro de vários Think-Thanks Europeus, entre os quais: Notre Europe, EuropaNova (Paris), European Policy Centre, Euractiv, FEPS (Brussels), Alternativas (Madrid), Policy Network (London) e professora catedrática no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) e na Universidade Livre de Bruxelas - Instituto de Estudos Europeus.

Foi Ministra para a Qualificação e o Emprego do 1º Governo de António Guterres e conselheira especial junto da Comissão Europeia e em equipas de Presidência Europeia com funções relativas a preparar e implementar a estratégia europeia de crescimento e emprego (2000-2010 e 2010-2020); conduzir a negociação final do Tratado de Lisboa;  preparar cimeiras com parceiros estratégicos da EU - Brasil, China, USA; presidir a Grupos de Alto Nível sobre: novo programa Erasmus, Novas Qualificações, Investigação socioeconómica, Reestruturações industriais; preparar instrumentos de resposta à crise da Zona euro.

Conferencista convidada em todas as capitais europeias e Estados Unidos da América, Brasil, China (cerca de 1000 conferências nos últimos dez anos).

Tem cerca de cem publicações. Últimos livros: A Europa ainda é possível (Presença, 2013), The Eurozone Crisis and the Transformations of European Governance (Ashgate, 2014).

 

Inscreva-se e receba notícias dos Socialistas Portugueses no Parlamento Europeu